Melhores apps de Windows Phone: 19/03/2015

8 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 19/03/2015
Imagem: Windows Central

Quem é fã de jogos mobile vai gostar de nossa seleção de melhores apps para Windows Phone desta semana. O principal destaque de hoje é o aguardadíssimo Dungeon Hunter 5, quinto capítulo da franquia publicada pela Gameloft. O game já havia sido lançado na semana passada para Android e iOS, mas sua versão para o SO da Microsoft sofreu com alguns atrasos.

Além disso, como sempre, trazemos cinco aplicativos muito úteis para você dar aquela turbinada em seu smartphone, incluindo um cliente alternativo excelente para a rede social Goodreads – famosa plataforma da Amazon voltada aos amantes dos livros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para baixar os apps listados neste artigo, basta clicar em seus títulos ou ler os códigos QR diretamente através de seu telefone celular. Vale observar que vários programas citados abaixo são exclusivos para cidadãos dos Estados Unidos, e, consequentemente, será necessário alterar a região de seu Windows Phone para conseguir acessá-los. Caso não saiba como proceder para efetuar tal configuração, clique aqui e confira um tutorial completo. Divirta-se e até a próxima semana!

APLICATIVOS

Perfect Music

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

O Perfect Music é o app perfeito para quem está procurando um player de áudio diferente e criativo. O programa se destaca justamente por causa de sua interface, que lembra bastante um deck de mixagem: as músicas que você reproduz são simbolizadas como um CD no centro da tela, com botões para funcionalidades diversas organizados ao seu redor. Tocando no disco, você dá play ou pause na música; arrastando-o para a esquerda ou para a direita, você avança para a próxima canção do CD ou retrocede para a anterior, respectivamente.

Através dos dois controladores laterais, é possível aumentar o volume (barra direita) e ajustar a opacidade do wallpaper (barra esquerda), que, por sinal, pode ser trocado de acordo com o gosto do usuário. O Perfect Music possui diversos recursos que você dificilmente encontra em concorrentes gratuitos, como uma janela integrada que exibe letras de músicas (encontradas na web) conforme você as reproduz e um timer para que o programa seja silenciado em um horário específico de sua escolha.

Moovit

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Estamos acostumados a ver centenas de apps de navegação voltados aos motoristas... Mas como ficam os cidadãos que preferem se locomover usando o transporte público? Agora eles podem usufruir do Moovit, um app capaz de planejar rotas detalhadas e precisas para você viajar melhor usando trens, metrôs e ônibus. Atualmente, o serviço possui compatibilidade com 21 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre (clique aqui para conferir a lista completa).

Mais do que simplesmente informar as melhores rotas para você chegar ao seu destino, o Moovit também emite alertas sobre eventuais problemas que podem lhe afetar (superlotações, greves, acidentes, falhas no sistema dos trens) e exibe em tempo real a localização dos seus veículos, permitindo que você acompanhe  a aproximação de seu ônibus. E o melhor de tudo: o programa é totalmente gratuito!

Social Reads

  • Gratuito
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

O Social Reads é um cliente não oficial do Goodreads, uma espécie de rede social lançada em janeiro de 2007 pela Amazon. Trata-se de uma plataforma voltada aos amantes do livro e de um local para você trocar recomendações de obras, escrever críticas, baixar eBooks e muito mais. O aplicativo se destaca no mercado por ter uma interface devidamente traduzida para o português, sendo que nem o próprio Goodreads possui suporte para tal idioma em sua versão para a web.

É possível fazer amizades, escrever reviews de obras que você já concluiu, receber recomendações de títulos que você possa gostar, manter uma estante e uma lista de desejos com os livros que você quer comprar e assim por diante. Também há um mural no qual você pode postar mensagens diversas, como uma rede social comum. O app possibilita ainda a criação de grupos de discussão e metas de leitura – recurso capaz de auxiliar aqueles que gostam de manter uma rotina rígida para sua vida literária.

8 Zip

  • R$ 7,99
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Não é chato quando você se esquece de descompactar um documento em ZIP (ou em outro formato semelhante) antes de transferi-lo para seu celular? É por isso que você precisa ter o 8 Zip instalado no smartphone. Trata-se de um utilitário poderoso capaz de comprimir e descomprimir arquivos com facilidade, trabalhando com uma grande variedade de extensões (RAR, ZIP, 7z, ZipX, ISO, BZIP2, GZIP, TAR, ARJ, CAB etc.). Além disso, ele consegue proteger seus documentos compactados com a respeitada criptografia AES-256.

O 8 Zip está sendo oferecido na Windows Phone Store por R$ 7,99 – contudo, quem não está disposto a investir esse valor pelo software pode optar pela versão Lite, que é gratuita. Sua desvantagem é não possuir compatibilidade com tantos formatos de arquivo como a edição completa possui, mas não deixa de ser um excelente aplicativo que vai te ajudar em momentos emergenciais.

Quick Tools

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

O Quick Tools é um app gratuito que reúne dezenas de ferramentas bacanas para você transformar seu celular em um verdadeiro canivete suíço. Entre as principais utilidades do programa, podemos citar a bússola, a lanterna, o leitor de códigos QR e um teste de velocidade de internet. O programa integra ainda um limpador de cache, um gerenciador de baterias, um teste de qualidade do display e muito mais.

É até difícil de acreditar, mas tudo isso é disponibilizado gratuitamente! A equipe de desenvolvedores por trás do Quick Tools afirma ainda que novas funcionalidades serão adicionadas em atualizações futuras, aumentando ainda mais as utilidades do software. Quase todas as ferramentas presentes no aplicativo podem ser fixadas como live tiles na tela inicial do celular, facilitando o acesso em momentos de emergência. Vale a pena conferir!

JOGOS

Dungeon Hunter 5

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 1 GB

Sim, ele chegou! O quinto capítulo de uma das franquias mais famosas no mundo da jogatina mobile acaba de aterrissar na Windows Phone Store. O game se ambienta anos após a invasão de demônios ocorrida no Dungeon Hunter 4: como um respeitado caçador de recompensas, sua missão é manter a paz no reino de Valenthia, fazendo parcerias com outros jogadores e caçando criaturas macabras que ameaçam a vida de pessoas inocentes. O título apresenta cinco reinos para você explorar e se divertir.

Com gráficos caprichados e uma jogabilidade que mescla elementos de RPG e ação, Dungeon Hunter 5 oferece uma variedade incrível de armas e itens que você pode coletar para fortalecer o seu personagem. Além disso, nos intervalos entre as batalhas nas masmorras, você pode customizar a fortaleza de sua guilda, administrando seus recursos e defendendo-a da invasão de inimigos. O game é disponibilizado gratuitamente, mas você pode usar dinheiro real para adquirir itens premium em um sistema de compras in-app.

Run Bird Run!

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Este é mais um daqueles aplicativos absurdamente difíceis e viciantes. Originalmente lançado pela Ketchapp para Android e iOS, Run Bird Run! coloca você no controle de uma simpática ave que precisa desviar de caixas de madeira que estão inexplicavelmente caindo do céu. Como todo game “fácil de jogar e difícil de dominar”, o título apresenta controles simples: você deve tocar nas setas direcionais (direita e esquerda) para fazer o pássaro se mover na direção desejada.

Simplesmente sobreviva pelo maior tempo que puder enquanto tenta coletar os docinhos que ocasionalmente aparecem no cenário. Não há nenhuma missão para concluir aqui: você simplesmente precisa se esforçar para alcançar a maior pontuação possível e comparar seu desempenho com os de seus amigos. Run Bird Run! é totalmente gratuito e pode ser executado até mesmo em celulares modestos, com apenas 512 MB de memória RAM.

Toy Defense Free

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Ambientado na Primeira Guerra Mundial, Toy Defense Free é um jogo estilo tower defense que troca os soldados reais por bonequinhos esverdeados. São mais de 70 missões para você se divertir posicionando tanques, movimentando tropas e comprando upgrades ao mesmo tempo em que os países inimigos bombardeiam seus domínios. Contudo, é óbvio que nem tudo se resume a artilharia pesada: também é preciso investir em estruturas de suporte e proteção, como médicos e mecânicos capazes de reparar canhões.

Totalmente gratuito, Toy Defense já fez muito sucesso em outras plataformas, incluindo Android, iOS e até mesmo computadores. O título acaba de ser portado para celulares com Windows Phone através da Familiar Games com gráficos e jogabilidade fiéis aos do game original – sendo que a desenvolvedora promete lançar conteúdos inéditos em atualizações futuras. Quem gosta de jogos de estratégia não pode deixar de conferir.

Jetpack Raider

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Desenvolvido por uma equipe de brasileiros e tendo como base um jogo conhecido como Jetroid (cujos gráficos foram disponibilizados por seu próprio criador), Jetpack Raider coloca você na pele de um astronauta que decide explorar um misterioso planeta cavernoso. Preso em labirintos escuros e recheados de monstros alienígenas, sua missão é simplesmente vaguear pelos cenários em busca da saída antes que o personagem acabe ficando sem oxigênio.

Como se isso não fosse difícil o suficiente, também é preciso ficar atento para coletar os itens espalhados pela fase. Os artefatos são necessários para que você consiga escapar da caverna, enquanto os cristais aumentam sua reserva de ar. Os controles não poderiam ser mais simples: basta tocar na tela para ativar o jetpack do protagonista (essencial para a exploração dos níveis) e inclinar o celular para a direção que você deseja se mover (direita ou esquerda). Jetpack Raider é totalmente gratuito.

Doties

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

A lista desta semana termina com um puzzle minimalista e psicodélico – algo que não pode faltar em nossas seleções. O conceito de Doties é muito simples: você deve usar o dedo para arrastar os pontos coloridos até a grande esfera localizada no centro da tela. O problema é que tal círculo muda de cor aleatoriamente e você só pode conectá-lo aos pontos menores caso eles estejam da mesma cor. Arrastar bolinhas de tonalidades diferentes para o centro da tela invoca o tão temido game over.

Para piorar a situação, você só tem 69 segundos para fazer a maior pontuação possível, e é essa pressão que acaba induzindo ao erro. A dica é permanecer calmo e não se afobar – caso contrário, é natural que você acabe deixando de prestar atenção na cor da esfera central. Doties é totalmente gratuito e compatível com aparelhos modestos, sendo possível instalá-lo em aparelhos com Windows Phone 8 e 512 MB de memória RAM.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.