Melhores apps de Windows Phone: 26/02/2015

8 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 26/02/2015
Imagem: Awesome Jungle

Levemente mais curto, o mês de fevereiro – marcado pelo Carnaval e pelo lançamento do Windows 10 Technical Preview para dispositivos móveis – acaba nesta semana, e você pode se despedir dele aproveitando mais uma edição de nossa coluna que seleciona os melhores aplicativos lançados recentemente para o sistema operacional Windows Phone. Como de costume, trazemos aqui cinco softwares gerais e cinco jogos que atendem a uma grande variedade de públicos.

Para baixar os programas listados neste artigo, basta clicar em no nome deles ou ler os códigos QR diretamente pelo seu dispositivo móvel. É importante ressaltar que alguns dos apps abaixo são exclusivos para cidadãos dos Estados Unidos, sendo necessário alterar a região de sua Windows Phone Store para conseguir acessá-los. Caso não saiba como proceder para efetuar tal configuração, clique aqui e confira um tutorial completo que preparamos para você.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por fim, caso não consiga executar um aplicativo em um telefone teoricamente compatível (ou seja, com quantidades apropriadas de memória RAM e versão correta do sistema operacional), não deixe de nos avisar sobre tal ocorrido usando o campo de comentários ou a ferramenta de colaboração do leitor. Divirta-se e até o mês de março!

APLICATIVOS

4Effects

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Você gosta de editar as fotos capturadas com seu smartphone e deixá-las com um ar mais “artístico” ou “rústico”? Então vale a pena dar uma olhada no 4Effects, que pode ser adquirido gratuitamente na Windows Phone Store. Em vez de simplesmente permitir que o usuário aplique filtros de imagem em sua fotografia como um todo, o aplicativo divide sua obra em quatro partes diferentes e sugere que você enfeite cada uma delas com um efeito especial diferente.

São mais de 40 filtros distintos para você usar e seis layouts de recorte para você escolher. O resultado final é uma foto que mais parece uma montagem ou um mosaico, com partes enfeitadas com cores e efeitos pitorescos. Caso queira, também é possível usar o 4Effects para adicionar uma marca d’água (texto de até 40 caracteres, contando os espaços) na sua fotografia. O programa é bem leve e roda perfeitamente até mesmo em celulares modestos.

TwitchTV

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

O Twitch, mais famoso serviço de transmissão de vídeos relacionados a jogos eletrônicos, não parece estar muito entusiasmado com a ideia de lançar um aplicativo oficial para Windows Phone. Sendo assim, amantes da plataforma precisam recorrer a clientes alternativos para acompanhar os streams de seus canais prediletos. O TwitchTV, desenvolvido pelo estúdio Creato, oferece todas as principais funcionalidades do serviço para quem é usuário do SO da Microsoft.

O aplicativo mostra os jogos e streams mais populares, permite que você faça login em sua conta e possui um chat completo que permite papear com outros espectadores daquela mesma transmissão. Também é possível alterar a qualidade do vídeo e colocar um atalho para a página de seus games favoritos como live tile na tela inicial de seu smartphone. Software indispensável para quem curte assistir a gameplays ao vivo!

Easy Transfer

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Como o nome sugere, o Easy Transfer é um aplicativo gratuito que possibilita a transferência de documentos entre seu dispositivo móvel e um computador sem o uso de cabos. Toda a comunicação entre as máquinas é feita por meio de WiFi (ambos os aparelhos devem estar conectados na mesma rede para que o programa funcione). A única coisa que você precisa fazer é executar o software em seu celular e digitar o código informado pelo programa na barra de endereços do browser em seu PC.

É possível movimentar qualquer tipo de documento entre seus aparelhos e inclusive salvar itens diretamente na memória externa (cartão SD) de seu celular. Mais do que simplesmente transferir arquivos para lá e para cá, o Easy Transfer permite que você toque as músicas e assista a vídeos que estejam armazenados no smartphone diretamente pelo seu navegador de internet, função bem útil para quem baixa canções ou clipes no gadget portátil.

FlatWeather

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Por qualquer motivo desconhecido, aplicativos de previsão meteorológica têm o poder de prender a nossa atenção – ainda que seja ignorada por muitos, essa categoria de softwares é extremamente útil e permite, por exemplo, que você se prepare para enfrentar uma chuva forte ou um frio intenso. Entre os milhares de programas do gênero que você pode baixar pela Windows Phone Store, o FlatWeather é certamente um dos mais atraentes.

Com uma interface clean e monocromática, o programa fornece de forma objetiva todas as principais informações relevantes acerca do clima em sua cidade (ou de outra região que você tenha escolhido): temperatura atual (em graus Celsius), velocidade do vento e probabilidade de chuva, além de previsão para as próximas horas e dias. O software é gratuito, mas é possível comprar uma versão “Premium” livre de publicidade e com textos em português.

Banco24Horas

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Gerenciada pela TecBan S/A, a rede Banco24Horas faz sucesso em todo o Brasil por oferecer caixas eletrônicos que funcionam de forma ininterrupta e possibilitam um rápido acesso a dezenas de instituições bancárias diferentes. O aplicativo oficial da rede, lançado recentemente para os três principais sistemas operacionais do mercado (Android, iOS e Windows Phone), consegue encontrar unidades do serviço próximas a você com uma facilidade incrível.

É possível efetuar a pesquisa permitindo que o programa acesse sua localização via GPS ou de forma manual, informando um CEP ou logradouro. Ao obter a lista dos caixas eletrônicos nas proximidades, você pode filtrar os resultados para encontrar apenas máquinas com recursos de acessibilidade e traçar uma rota utilizando o Google Maps para descobrir o caminho mais fácil até o caixa eletrônico.

JOGOS

Spinballs

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

É uma tradição nossa incluir alguns jogos casuais em nossa lista de melhores apps de Windows Phone, e Spinballs é o representante desse segmento no artigo desta semana. Totalmente gratuito e absurdamente leve (pesa menos de 1 MB), o game desafia você a guiar uma simpática bolinha em cenários complexos repletos de obstáculos variados. O ponto final de cada estágio é uma pequena cesta.

Spinballs possui 20 níveis distintos, sendo necessário completar uma fase para desbloquear a seguinte (ou seja, você não pode pular desafios). É uma quantidade razoável para manter você entretido com o game antes de enjoar da jogabilidade. Se você procura um título simples e descompromissado para se divertir de vez em quando, dê uma conferida neste aqui.

Make it Rain: The Love of Money

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Tendo feito um sucesso estrondoso no Android e no iOS, Make it Rain: The Love of Money finalmente ganhou uma versão para Windows Phone. O jogo possui uma proposta curiosa: você é um cidadão com o bolso cheio de dinheiro e resolve se tornar o maior investidor da história. Para isso, é necessário escolher bem onde você vai aplicar seu dinheiro, sendo possível tanto investir em empreendimentos tradicionais (como uma barraquinha de limonada e um cassino) como se arriscar em agiotagem e suborno.

A mecânica do game é bem simples: tudo o que você precisa fazer é deslizar seu dedo verticalmente na tela de seu celular, de baixo para cima, como se estivesse fazendo uma contagem de cédulas. Quando você tiver contado dinheiro suficiente, é possível invocar o menu de investimentos (tocando nos ícones localizados na região inferior da tela) para gastar o montante da forma que você julgar apropriada. Mas tome cuidado, pois você pode acabar perdendo todos os seus bens ao fazer algum movimento arriscado!

Lendas de Grim 2

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Sim, a continuação do aclamado adventure Lendas de Grim acaba de ser lançado na Windows Phone Store! Ambientado no mesmo universo do capítulo anterior, o jogo coloca você na pele de uma curandeira convocada inicialmente para salvar a rainha do Reino das Águias, que foi vítima de uma doença misteriosa. Contudo, pouco antes de a protagonista chegar no Castelo das Águias, o príncipe bebê simplesmente desaparece, e a rainha é acusada de praticar feitiçaria com seu próprio filho.

Agora, a mando do rei, você precisa dar um jeito de absolver a rainha de um crime que ela não cometeu antes que ela seja executada. Lendas de Grim 2 adota elementos clássicos do gênero adventure, com uma mecânica baseada no poin ’n click e puzzles que desafiam o jogador a encontrar itens escondidos em um cenário estático no menor tempo possível. Vale observar que, ainda que o game esteja cadastrado como “Gratuito” na Windows Phone Store, é preciso adquirir a aventura inteira através de um sistema de compras in-app.

Eyez

  • R$ 3,99
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

Eyez é um jogo estilo plataforma 2D que coloca o jogador na pele de uma jovem em uma situação pouco agradável. Sofrendo de amnésia, a protagonista deve explorar um mundo desconhecido em busca de respostas para a sua vida. Para isso, você conta somente com dois poderes distintos: o Olho Vermelho e o Olho Azul. Combinando esses dois poderes, a personagem consegue resolver puzzles, se livrar de inimigos e ultrapassar os mais de 30 níveis que compõem o enredo.

Com belos gráficos, comandos simples e lindas animações desenhadas à mão, Eyez custa R$ 3,99 na Windows Phone Store, mas é possível baixar uma versão gratuita de demonstração que concede acesso aos primeiros minutos da obra. O game funciona perfeitamente em aparelhos modestos, incluindo os antigos smartphones equipados com Windows Phone 7.5 ou 7.8.

Age of Sparta

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Já pensou em encarnar um general espartano e comandar seu exército em batalhas sangrentas ao lado de deuses gregos? Pois é exatamente isso que propõe o novíssimo Age of Sparta, que foi lançado recentemente para Windows Phone, Android e iOS. Trata-se de um game de estratégia que desafia o jogador a montar um exército forte o suficiente para barrar a invasão de Xerxes, o rei da Pérsia que pretende tomar a Grécia para si.

Mais do que simplesmente entrar em combates intensos contra os guerreiros persas, você precisa estruturar sua cidade para satisfazer as necessidades de seu povo. Crie casas, estabelecimentos comerciais e principalmente santuários para agradar deuses como Zeus e Hades – afinal, eles estarão ao seu lado oferecendo todo o suporte necessário para devastar os batalhões inimigos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.