Melhores apps de Windows Phone: 19/02/2015

8 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 19/02/2015
Imagem: CURVE.de

Infelizmente chegamos ao fim do Carnaval, mas você ainda tem motivos para fazer a festa em seu telefone celular: aqui estamos nós com mais uma seleção de melhores aplicativos para Windows Phone.

Na lista desta semana, destacamos alguns softwares bem curiosos, como um utilitário desenvolvido pela própria Microsoft para auxiliar estudantes de matemática e o app oficial do famoso site Cifra Club.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para baixar os aplicativos abaixo, basta clicar em seus nomes ou ler os códigos QR diretamente através de seu smartphone. Visto que alguns programas selecionados neste artigo são exclusivos para cidadãos dos Estados Unidos, será necessário alterar a região de sua Windows Phone Store para conseguir acessá-los – caso não saiba como proceder para efetuar tal configuração, clique aqui e confira um tutorial completo que preparamos para você.

Por fim, caso você não consiga executar um aplicativo em um dispositivo teoricamente compatível (ou seja, com a quantidade correta de memória RAM e versão do SO apropriada), não se esqueça de nos avisar através do campo de comentários ou ferramenta de colaboração do leitor. Divirta-se e até a próxima semana!

APLICATIVOS

Vieather

  • Gratuito
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

Aplicativos de previsão meteorológica são bastante comuns em todo sistema operacional, e sempre há algum desenvolvedor disposto a lançar um software que tenha alguma funcionalidade a mais ou característica exclusiva que o diferencie no mercado. O Vieather, por exemplo, destaca-se por ter uma interface belíssima e totalmente personalizável, sendo possível escolher livremente as duas cores que compõem o visual do programa (cor de fundo e de destaque).

Além disso, o utilitário oferece duas fontes de informações meteorológicas (Weather.com e Accuweather.com), ficando a cargo do próprio usuário escolher qual opção ele prefere. O aplicativo – que foi desenvolvido com o apoio da Nokia vietnamita – possui também um live tile customizável capaz de exibir a temperatura atual em graus Celsius, sensação térmica, umidade do ar, índice UV e velocidade/direção do vento. Totalmente em português!

Achievement Art

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Quem joga no Xbox One deve saber que, desde novembro do ano passado (com o lançamento da Build 1411 Preview), cada achievement (conquista) desbloqueado em qualquer game possui uma imagem específica que pode ser usada como papel de parede para a interface do console. Esse recurso é chamado de Achievement Art, mesmo nome dado para este interessante aplicativo desenvolvido pelo norte-americano Matthew Chartier.

Pesando menos de 1 MB, o programa permite que você navegue entre suas conquistas desbloqueadas e utilize suas artes como papel de parede ou imagem de lockscreen em seu smartphone. Totalmente gratuito e sem publicidades em sua interface, o software possui também uma edição para desktops e tablets equipados com Windows 8 – para baixá-la, basta clicar neste link.

Microsoft Math

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Aplicativos como Duolingo e LinguaLeo fazem sucesso ao juntar conteúdos didáticos com recursos sociais e conceito de gamification – eles conquistam seus usuários ao apelar para uma forma mais divertida de ensinar idiomas estrangeiros, permitindo que o estudante acompanhe seu próprio progresso e entre em competições contra outros internautas ao redor do mundo. Esse formato é claramente atraente e sua eficácia já foi comprovada; então por que não expandi-o também ao universo das exatas, em vez de restringi-lo ao mundo dos idiomas?

A Microsoft pensou exatamente nisso e lançou o Math, uma forma diferente de aprender e praticar assuntos relacionados à matemática. Separado em cinco tópicos distintos (“Números e Operações”, “Álgebra”, “Geometria e Medidas”, “Probabilidade e Estatísticas” e “Cálculos”), a plataforma funciona como uma espécie de rede social, permitindo que seus usuários se comuniquem entre si. Conforme você resolve equações e afina seus conhecimentos, vai ganhando pontos, subindo de níveis e obtendo maiores pontuações em um ranking universal.

SHAREit

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Desenvolvido por nada menos do que a Lenovo e com versões para múltiplas plataformas (incluindo Android, iOS e desktops com Windows), o SHAREit é uma forma muito prática de compartilhar documentos entre diferentes aparelhos eletrônicos. Utilizando conexão WiFi dos dispositivos móveis, o software possibilita o envio de quaisquer tipos de arquivo, sem limite de peso em disco – ou seja, caso queira, você pode até mesmo transferir aquele filme em Full HD com o seu amigo.

O desenvolvedor afirma que o SHAREit é 40 vezes mais rápido do que o Bluetooth, contando ainda com a vantagem de poder se comunicar perfeitamente com outros sistemas operacionais. Além disso, por usar somente hotspots WiFi, o utilitário não gasta seu precioso plano de dados. O programa é totalmente gratuito e exclusivo para a edição 8.1 do Windows Phone.

Cifra Club

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Atenção, músicos de plantão: o site de cifras mais famoso do Brasil finalmente ganhou seu aplicativo oficial para Windows Phone. Ainda que seja basicamente um webapp (ou seja, um programa que exibe a versão móvel do site da plataforma), o software permite que você assista a videoaulas, navegue por um catálogo enorme de músicas para tocar, utilize o recurso de rolagem automática para facilitar o acompanhamento da cifra e altere detalhes como tom, afinação, capotraste etc.

Pesando menos de 1 MB, o app oficial do Cifra Club é compatível com qualquer aparelho que tenha a versão 8.0 ou superior do sistema operacional da Microsoft. Assim como no site oficial da plataforma, o programa conta com uma lista de cifras mais famosas e uma divisão de canções pelo seu gênero musical. Vale a pena conferir, especialmente se você gosta de tocar algum instrumento.

JOGOS

Basketball Tournament

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Quer provar que você é o rei do basquete? Então baixe Basketball Tournament e mostre que sua pontaria é infalível. Totalmente gratuito e com belos gráficos tridimensionais, o título apresenta quatro torneios distintos para manter você entretido durante um bom tempo, além de um modo multiplayer através do qual você pode desafiar seus amigos nas quadras. É possível criar seus próprios campeonatos personalizados e subir em um ranking mundial conforme você acumula pontos durante a jogatina.

Com controles bem simples, a jogabilidade de Basketball Tournament se resume a usar o dedo para marcar a trajetória que a bola deve fazer para acertar a cesta em cheio (sendo que fatores como força e velocidade do arremesso devem ser levados em consideração dependendo do ângulo e distância que você estiver). O game é totalmente gratuito e compatível com smartphones modestos, equipados com apenas 512 MB de memória RAM.

Grand Theft Seagull

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Qualquer semelhança com Grand Theft Auto não é mera coincidência! Satirizando a aclamada franquia da Rockstar Games, Grand Theft Seagull coloca você no controle de uma gaivota “vida loka” que resolve sair por aí roubando a comida alheia e despejando seus dejetos na cabeça de humanos inocentes. Sua missão mais difícil, contudo, será desviar dos insistentes ataques do General Overkill, que não pensa duas vezes antes de atirar mísseis gigantescos na sua direção.

A jogabilidade segue o estilo endless runner – ou seja, trata-se de um jogo sem fim que recompensa aquele que conseguir chegar mais longe. A diferença é que aqui você não desvia somente para a direita e esquerda, mas também para cima e para baixo (além de, claro, você precisar se manter atento para roubar pedaços de comida que surgem pelo cenário e atacar os cidadãos com sua “arma mortal”). Grand Theft Seagull é gratuito, mas possui algumas compras in-app totalmente opcionais.

Slingpin

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Com uma mecânica que lembra muito o clássico Angry Birds, Slingpin desafia o jogador lançar uma bola de boliche usando um estilingue e derrubar todos os tacos espalhados pelo cenário. Pode parecer uma missão fácil, mas acredite: não é. Conforme você vai avançando no jogo, os puzzles vão se tornando cada vez mais complexos, até chegar a um ponto em que você precisa passar vários minutos raciocinando antes de fazer qualquer movimento arriscado.

Ao todo, o game possui 90 níveis distintos separados em quatro níveis de dificuldade (Fácil, Médio, Difícil e Insano). Os desenvolvedores prometem atualizar o Slingpin constantemente com ainda mais levels e funcionalidades, mantendo-o sempre gratuito e acessível para todos os jogadores. O título pode ser instalado em qualquer aparelho que tenha ao menos 512 MB de memória RAM e WP 8.0 ou superior.

Pirates&Dragons

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Em Pirates&Dragons, você é um corajoso aventureiro que decide partir em uma jornada para encontrar um antigo tesouro escondido em terras desconhecidas. A bordo de um pequeno monomotor, você deve desviar de obstáculos diversos – como serras gigantes e monstros mágicos – ao mesmo tempo em que abre seu caminho derrubando paredes e cortando florestas de bambu. De vez em quando, também será necessário lutar contra poderosos chefões de fase (incluindo um golem gigantesco e um dragão de três cabeças).

Ocasionalmente, você terá alguns armamentos à sua disposição para lutar contra piratas que estão em busca do mesmo tesouro que você. No total, Pirates&Dragons possui 30 níveis distintos. O game é totalmente gratuito, não sendo necessário desembolsar um único centavo para se divertir livremente com seus desafios. O título pode ser instalado até mesmo em smartphones modestos, com apenas 512 MB de memória RAM e Windows Phone 8 ou superior.

Gun Strike 2

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

O tiroteio desenfreado de Gun Strike retornou ao Windows Phone! Em Gun Strike 2, você controla um mercenário que topa qualquer missão, desde que a recompensa seja alta o suficiente. A mando de vários clientes, você deve enfrentar desafios que incluem defesa de bases, invasão de territórios, caça de inimigos, resgate de reféns e até mesmo escolta de pessoas juradas de morte. São 36 missões diferentes separadas em seis ambientes distintos.

Assim como no primeiro Gun Strike, esta sequência permite que você jogue com uma grande variedade de personagens (são 24 mercenários disponíveis) e use uma infinidade de armas para lidar com seus oponentes. Entre rifles, pistolas, revólveres e granadas, são 41 tipos de armamentos que você encontrará ao longo da aventura. Gun Strike 2 é totalmente gratuito e compatível com aparelhos de baixa memória RAM.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.