Conceito do Windows Phone 10 mostra vários recursos interessantes [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Conceito do Windows Phone 10 mostra vários recursos interessantes [vídeo]

No final do mês de setembro, a Microsoft finalmente anunciou o Windows 10, a atualização para o sistema operacional mais popular do mundo. Dentre todas as novidades que o update trará (e não são poucas) uma que chamou atenção foi a unificação da plataforma, trazendo para o mesmo “barco” os smartphones, tablets e computadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A preocupação de como será o sistema para aqueles que utilizam o Windows Phone já foi discussão por aqui e deu bastante “pano pra manga” naquela ocasião. Ainda dentro dessa temática, alguns já imaginaram como será essa versão do SO para os dispositivos móveis e o vídeo que você confere na abertura dessa notícia é um conceito bem interessante.

A animação foi produzida pelo grupo AGVideos e mostra uma série de funcionalidades que imaginadas para o Windows Phone 10. Além de intitular cada um dos recursos, o vídeo também mostra como cada um deles pode funcionar na nova interface do sistema. É importante ressaltar, no entanto, que isso não passa de uma especulação e pode ser que nada do que foi apresentado seja confirmado pela Microsoft.

Os “widgets” do Windows Phone – tiles dinâmicas

Um dos recursos imaginados pelo AGVideos foi a possibilidade de a Microsoft tornar as Tiles algo mais dinâmico. As atualizações mais recentes do sistema operacional já permitiram o redimensionamento e personalização desses elementos, mas o grupo imagina algo ainda mais interativo.

O funcionamento é muito parecido ao que os usuários do Android já têm com o uso dos Widgets. Seria possível, por exemplo, alternar entre músicas e pausar a reprodução sem ao menos abrir um aplicativo específico para isso.

Para quem não quer usar as duas mãos

Da mesma forma que no iPhone 6 Plus, o vídeo mostra uma funcionalidade que permite dimensionar a tela do aparelho para utilização com apenas uma das mãos. Com dois deslizes rápidos para baixo, todos os ícones e aplicativos são redimensionados, permitindo que eles sejam facilmente acessados com o polegar.

A reprodução também mostrou a possibilidade de utilizar o aparelho no modo paisagem, recurso que funcionará, inclusive, com a Home Screen do aparelho. Essa funcionalidade também foi entregue aos usuários da Apple com o iOS 8.

Um multitarefa poderoso

Um recurso que está se tornando cada vez mais natural nos smartphones e tablets é o multitarefa, funcionalidade que também foi imaginada pelo vídeo. Segundo a reprodução, o Windows Phone 10 terá recursos nativos para gerenciar todas as aplicações abertas permitindo, inclusive, fechar todos os apps abertos com apenas um movimento simples na tela.

Com os aparelhos apresentando configurações cada vez mais robustas, é natural pensar que a funcionalidade de lidar com múltiplas tarefas seja integrada a todos os dispositivos da companhia. Mesmo aqueles mais simples provavelmente conseguiriam lidar com o WhatsApp e algum jogo aberto ao mesmo tempo.

Notificações interativas – respondendo mensagens sem fechar o jogo

Um recurso que chama bastante atenção no vídeo são as notificações interativas. De acordo com o que foi imaginado pelo grupo, seria possível, por exemplo, responder mensagens através das notificações e sem a necessidade de fechar o aplicativo aberto atualmente.

Essa funcionalidade também exigiria certa capacidade do sistema de ligar com múltiplas tarefas, já que duas aplicações totalmente diferentes estariam em funcionamento ao mesmo tempo. Seria algo bastante interessante de ver no Windows Phone e algo que os usuários do SO provavelmente vão desejar bastante.

Conceitos de design

Outro que resolveu brincar com as novidades do sistema operacional móvel da Microsoft foi Moises David Perez Naranjo, um usuário do site destinado para a divulgação de portfólios, o Behance. Através de seu perfil, Naranjo divulgou uma série de conceitos de como ele imagina o Windows Phone 10 funcionando em um smartphone.

.....

O que acharam desses conceitos do Windows Phone 10? Mudariam alguma coisa? Adicionariam alguma funcionalidade nova? Deixem suas opiniões nos campos dos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.