Kit essencial: configurações e apps obrigatórios para o Windows Phone

8 min de leitura
Imagem de: Kit essencial: configurações e apps obrigatórios para o Windows Phone

Apesar de ainda estar longe dos líderes Android e iOS em rankings de vendas, o Windows Phone é um sistema operacional móvel que já provou ser uma boa alternativa a novos e velhos consumidores do mercado de smartphones. Com um visual estiloso em tiles, várias funções originadas no Windows para PC e uma família inteira de aparelhos para todos os gostos, a Lumia, ele está cada vez mais no coração de alguns segmentos do público, incluindo o brasileiro.

A quantidade de apps na Windows Phone Store é menor do que na Google Play e na App Store, é verdade, mas isso não significa que todas as suas necessidades no celular não possam ser preenchidas com ferramentas de qualidade disponíveis na loja – sem contar configurações e personalizações que aprimoram áreas como bateria e desempenho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Depois da versão para iOS, agora você confere um "kit" só com serviços e configurações essenciais para quem acabou de adquirir um celular com o sistema operacional da Microsoft ou pretende deixar o aparelho pronto e equipado.

1) Economizando bateria

Não aguenta mais ter que levar o carregador na mochila todos os dias e passar a noite com o smartphone plugado na tomada? Algumas dicas para o Windows Phone podem aumentar bastante a durabilidade da energia do seu gadget.

Em "Configurações", você pode mexer em vários tópicos que garantem uma duração extra à bateria do aparelho. Limite a quantidade de notificações, desative o compartilhamento de internet e a busca automática por novas redes, ative a opção "Economia de bateria" e só ligue GPS e Bluetooth quando eles forem realmente necessários. Em "Brilho", tire o brilho automático e deixe a intensidade no menor valor possível.

2) Use bem os sensores

O Windows Phone conta com um sensor de dados, para gerenciar o que as redes móvel ou WiFi consomem, e um sensor de armazenamento, para que você saiba o que ocupa espaço no telefone.

No primeiro, é possível definir um limite de consumo para não estourar o seu plano de dados. No outro, você acompanha quantos GBs ou MBs estão disponíveis para uso, além de selecionar para onde vão fotos, músicas, apps e outros arquivos baixados (telefone ou cartão SD).

3) Contas, loja e serviços

Na hora de inserir uma conta para o smartphone, na primeira vez em que ele for ligado, dê preferência para um perfil Hotmail ou Outlook que já seja utilizado em serviços como Xbox LIVE, OneDrive e Windows 8. Isso facilita o login em outros produtos da empresa e permite a sincronia de configurações e informações compartilhadas entre esses apps.

Já devidamente cadastrado, aproveite a conta para usar a Windows Phone Store. Os apps e jogos estão listados em pagos e gratuitos, com os destaques separados.

4) Personalize a tela inicial

Não há organização no telefone inteiro se a tela inicial for uma bagunça. Em Configurações > Tela inicial+tema, você encontra uma série de personalizações que melhoram a disposição das tiles e deixam o aparelho com a sua cara.

Você pode escolher se a imagem de fundo é clara ou escura, definir uma cor de destaque e até subir uma foto para a tela inicial. Já o item "Mostrar mais blocos" permite a adição de mais tiles à tela inicial, algo especialmente bom em smartphones com displays de maior qualidade. A criação de pastas de aplicativos, novidade do Windows Phone 8.1, também é altamente recomendável – assim como a configuração de uma tela de bloqueio, essencial também para a segurança do dispositivo.

5) Apps essenciais

Foto e vídeo

O aplicativo oficial do Instagram chegou à loja do Windows Phone depois de bastante tempo, mas muita gente tem o 6tag no coração. Esta é uma versão alternativa (porém segura e totalmente funcional) que realiza as mesmas ações de tirar, editar e compartilhar fotos no Instagram, mas com alguns diferenciais.

O 6tag.

Já o Camera360 é o mais famoso app do Windows Phone para captura e edição de fotos. O diferencial é a quantidade generosa de possibilidades de configuração e edição. Você pode controlar a exposição, o foco e a iluminação, só citando alguns exemplos. Depois de tirar o retrato, é possível aplicar filtros e outros efeitos especiais, além de organizar os trabalhos em álbuns ou compartilhá-los via redes sociais.

Se a ideia é editar vídeos, o Movie Maker 8.1 é a opção mais completa, suportando clipes até em Full HD e de qualquer duração. São vários os efeitos especiais possíveis, além do suporte a diversos formatos.

Entretenimento

Na área de vídeo, o app oficial do YouTube até existe, mas serve só como um atalho para o site. Já o Metrotube é feito especialmente para o Windows Phone, com suporte às tiles. O pré-carregamento é eficiente, há como reproduzir áudios com a tela bloqueada e até gerenciar a própria conta. Ele é pago, mas você pode optar por não gastar nada: o modo de teste é ilimitado e possui todas as funções liberadas.

O serviço de streaming de filmes e séries Netflix também tem uma versão para Windows Phone. Não é possível alternar entre perfis, mas todas as outras ferramentas de busca e navegação estão lá. Se a ideia é ouvir música, o Deezer e o Spotify possuem apps bem completos no sistema operacional.

Comunicação e redes sociais

“Quem não se comunica se trumbica”, já dizia Chacrinha. E quem tem um celular hoje em dia não pode ficar sem ferramentas de bate-papo e compartilhamento de conteúdo com os amigos.

Para começar, o WhatsApp, mensageiro mobile mais utilizado no mundo, está no Windows Phone. É verdade que as atualizações nele são raras e há quem acuse a presença de alguns bugs, mas o app continua sendo essencial para o envio gratuito de mensagens.

O Skype é indicado para texto, áudio e vídeo e permite chamadas gratuitas entre contatos, além de baratear o custo de ligações telefônicas. A interface é muito fácil de ser dominada, as chamadas possuem alta qualidade em caso de conexão estável e as funções da versão para computador estão completas. Os concorrentes Line e Viber também possuem boas versões para o Windows Phone.

Na área de redes sociais, praticamente todos os mais famosos e usados sites de relacionamento estão na loja. Facebook, Twitter, Vine e Google+ podem ser baixados e usados: a qualidade é garantida.

Leitura e produtividade

O celular não serve hoje só para chamadas ou mensagens: você pode transformá-lo em uma estação de trabalho ou leitura. Teve uma boa ideia e ficou sem papel e caneta? O smartphone é um bom substituto. Muito mais do que um bloco de notas, o Evernote é um dos mais recomendados apps de organização de ideias, anotação de recados e construção de conteúdo. Há suporte a informações na forma de mensagens de texto, gravações de voz, imagens e até pesquisas na internet. Por funcionar na nuvem, ele sincroniza tudo o que é produzido em sua conta de outros dispositivos.

O aplicativo Kindle da loja de ebooks da Amazon é também um leitor virtual. Com a ferramenta, você pode abrir os títulos comprados por sua conta e mergulhar na leitura no modo paisagem ou na vertical, além de navegar para diferentes trechos da obra e visualizá-la com vários tamanhos de fonte. Para ficar atualizado, o cliente de feeds Feedsea permite que você receba novidades de suas páginas favoritas de forma organizada e visualmente atrativa.

Utilitários

O Windows Phone tem uma série de ferramentas das mais diversas temáticas – alguns melhores do que os padrões oferecidos. Um exemplo? O app de previsão do tempo padrão do Windows Phone não é ruim, mas o AccuWeather - Weather for Life é ainda melhor. As previsões são feitas por dias ou horas, incluindo informações completas sobre vento, umidade, nebulosidade e outras variáveis. Para melhor consulta, os mapas do Bing abrem direto na tela do app.

Um verdadeiro canivete suíço digital, Jack of Tools Pro inclui lanterna de LED, bússola, coordenadas,  calibrador, lupa, medidor de som e muitos outros.

E você não gosta do sistema de localização e navegação dos mapas HERE, da Nokia, ou do Bing, da Microsoft? O Waze é uma das alternativas mais populares. Ele mostra informações de trânsito em tempo real (incluindo congestionamentos, acidentes e bloqueios policiais) compartilhadas pelos próprios motoristas e serve como um navegador GPS que ajuda você a chegar a um destino. O esquema é uma ótima mistura entre mapa, rede social e plataforma colaborativa.

6) Jogos

Six-Guns

Six Guns talvez seja o jogo mais popular de toda a loja do Windows Phone. Nessa aventura do Velho Oeste, você controla um pistoleiro chamado Buck Crosshaw, um fora da lei que precisa salvar a região. São dezenas de missões, um mapa imenso a ser explorado e vários itens desbloqueáveis. A melhor notícia? Além de divertido e bonito, o game é gratuito.

Age of Empires: Castle Siege

Muita gente teve contato com Age of Empires no PC e, agora, é hora de passar esse vício para o smartphone. Esse jogo de estratégia permite que você assuma o comando de uma famosa civilização, controlando exércitos em batalhas, pesquisando tecnologias e aprimorando a vida de uma sociedade inteira. O download é gratuito e, se você quiser, há um sistema de microtransações. Já os servidores online não são muito estáveis, mas esse é um problema que pode ser resolvido em breve pela Microsoft.

Asphalt 8: Airborne

O jogo de corrida da Gameloft é um sucesso nas outras plataformas mobile e aqui não poderia ser diferente. O visual de Asphalt 8: Airborne é estonteante e a jogabilidade é excelente, fazendo com que o app nem pareça de celular. Outros pontos positivos são a quantidade de carros (47 ao todo), pistas e eventos, que deixam qualquer fã de automobilismo alucinado.

Rayman Fiesta Run

Em busca de um game mais relaxante, mas ainda cheio de aventura e muita qualidade? Esse capítulo da série Rayman, da Ubisoft, tem mais de 75 níveis e vários poderes especiais. O estilo é o bom e velho modo plataforma, mas com uma velocidade a mais e ainda mais perigos. Os gráficos e sons são animados e nem parecem de um game para celular.

Terraria

Na área dos indie games, Terraria com certeza é o mais bem-sucedido. Esse jogo sandbox pode ser considerado um RPG de exploração: são muitos os elementos similares a Minecraft, como fornecer elementos de construção e apresentar mapas imensos e também vários perigos. Os controles e tutoriais foram aprimorados para atender a todas as necessidades de quem joga o game pelo smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.