Desenvolvedor do Windows Phone fala sobre futuro do sistema

3 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedor do Windows Phone fala sobre futuro do sistema

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Um desenvolvedor de alto escalão da Microsoft realizou uma sessão de AMA - Ask me Anything (Pergunte-me qualquer coisa, em português) nos fóruns do Reddit. Na página, ele falou sobre como está o Windows Phone 8.1 e deu algumas dicas do que virá no futuro — falando sobre alguns produtos que podem ser lançados pela empresa de Redmond para os próximos anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No começo da conversa, ele deu alguns detalhes sobre o sistema de criação de grupos preferenciais de contatos, que permitem diferentes interações durante algumas atividades. Por exemplo: “Se eu recebo uma ligação durante uma reunião eu não vou ouvir e ela vai para a caixa de mensagens. Se eu recebo um texto, só terei as notificações se for de alguém do meu grupo preferencial”.

O desenvolvedor diz que esse grupo pode ter autorização para romper as barreiras do sistema “Não Perturbe”. Para isso, basta que uma mensagem seja enviada com palavras-chave que forem definidas pelo próprio usuário. Mas isso é só o começo do que ele falou no AMA do Reddit. Confira agora várias outras dicas que ele deu na conversa.

WP 9 terá mais opções de vídeo-chamadas

Atualmente, os usuários do Windows Phone 8 podem executar ou atender a chamadas por vídeo de apenas uma maneira. Para quem utiliza o app padrão do sistema operacional, isso significa que existe a opção “Vídeo” nos contatos. Para quem utiliza o Skype, é este app que fica na lista de opções. Mas no futuro isso vai mudar e a instalação de um app não fará com que o outro seja inutilizado.

WP 8.2 pode ter outros serviços de SMS

Um usuários do Reddit perguntou se algum dia será possível utilizar aplicativos de SMS que não sejam o oficial da Microsoft, uma vez que uma opção similar a essa teria sido vazada no começo do ano. Ele revelou que isso não vai acontecer no Windows Phone 8.1, mas pode acontecer no 8.2 ou em uma versão futura do Windows Phone.

De quem foi a culpa do atraso do WP 8.1?

Após tecer duras críticas em relação ao atraso no lançamento do Windows Phone 8.1, um usuário perguntou de quem era a culpa disso. O desenvolvedor da Microsoft afirma que as equipes do Windows trabalham duro para saber o que fazer para melhorar. Ele revelou que a “antiga Microsoft” se sentava e discutia tudo calmamente, sempre procurando grandes atualizações.

Mas isso teria ficado no passado, pois a nova Microsoft trabalha com atualizações mais rápidas e dinâmicas, sempre tentando neutralizar tudo o que não agrada aos consumidores. Ele claramente culpou a uma reorganização nas equipes e problemas de gerenciamento pelo atraso. Ao que tudo indica, ele está bem mais feliz com a atual gestão da Microsoft.

Atualizações serão mais frequentes

Prosseguindo sobre as atualizações, o desenvolvedor afirma que não vai mais haver um período tão grande entre as atualizações do Windows Phone — lembrando que a versão 8.1 levou 1,5 ano para ser lançada. A partir de agora, a cada 6 ou 8 meses serão lançadas melhorias para os sistemas e até mesmo novos recursos. Para as mudanças maiores, os períodos devem ser de 12 a 24 meses.

O Bing nunca será o Google

“O Google é mais rápido! Eu usei isso no trabalho na Microsoft. Eles estão lutando uma batalha que não podem vencer. Não nas buscas, pelo menos. Eles têm um plano interessante, mas infelizmente eu não posso compartilhar. Vocês ficarão bem surpresos.”

Mensagens de texto podem ganhar um gerenciador online

Quando perguntado acerca de um possível sistema de backups manuais para as mensagens SMS, ele revelou que é possível que no futuro exista um sistema baseado em nuvens para isso. Dessa forma, os usuários vão poder gerenciar o que querem guardar ou apagar em diversos dispositivos, não demandando apenas dos smartphones.

O app Cortana não está pronto

Todos esperavam pelo assistente de voz da Microsoft e ele chegou, mas ainda não está pronto. O desenvolvedor afirma que se trata de uma versão 0.5 Beta que está sendo testada, mas que deve ter muitos recursos modificados e até mesmo cortados antes do lançamento da versão final.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Um app oficial do Facebook está a caminho

Atualmente, o Facebook não possui um aplicativo próprio no Windows Phone, mas isso pode acabar em breve. Segundo o desenvolvedor, em pouco tempo a rede social deve lançar uma versão oficial de seu sistema para os usuários do Windows Phone, com suporte mais amplo aos aparelhos com o SO da Microsoft.

WP 9 pode ganhar gerenciador de arquivos

Um dos grandes trunfos do Android sobre o Windows Phone e o iOS é a presença de um gerenciador de arquivos nos smartphones. O desenvolvedor afirma que não há qualquer plano de inserir esse tipo de ferramenta no Windows Phone 8.2, mas que a Microsoft planeja discutir a possível instalação dela no WP 9.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.