Adicione atalhos pelo teclado para controlar o Windows Media Player

2 min de leitura
Imagem de: Adicione atalhos pelo teclado para controlar o Windows Media Player

Para controlar as funções de execução do Windows Media Player, os usuários contam com dois métodos: o primeiro é o modo miniplayer que o software oferece - aquele que aparece na barra de tarefas quando o programa é minimizado.

O segundo método é exclusivo para pessoas que têm teclado com teclas de mídia. Essas teclas servem exclusivamente para controlar o player que estiver sendo usado no momento.

O problema é que utilizar o miniplayer requer o uso do mouse, ou seja, é lento. E nem todo mundo possui o tal teclado, ou tem a possibilidade de comprá-lo. Este pequeno tutorial serve para ajudar a programar atalhos no teclado que substituam de maneira satisfatórias as teclas de mídia.

Requerimentos

Para começar, você vai precisar de alguma das versões mais recentes do Windows Media Player e do WMP Keyes, plugin que será usado para ajustar os atalhos.

Windows Media Player 10

Ou Windows Media Player 11

E do WMP Keyes

Instalação e configuração

A instalação do Windows Media Player pode ser um pouco demorada, mas a do WMP Keyes é bem rápida. Lembre-se, contudo, de que você deve fechar todas as janelas do player antes de instalar o assistente.

Em seguida, ative o plugin seguindo o caminho Em Execução > Plug-ins > Outros > Wmpkeyes Plugin, como demonstrado na imagem abaixo:

O caminho mais simples.

Feito isso, falta você programar os atalhos de teclado que deseja. Clique novamente na flecha de “Em Execução” e selecione “Mais Opções”. Em seguida selecione a aba “Plug-ins” (1) e, na categoria “Plano de Fundo” (2), escolha o WMP Keyes (3). Clique então em “Propriedades” (4), como na imagem abaixo.

Siga os passos.

Surge então a janela com todos os comandos que o WMP Keyes permite editar e suas respectivas caixas com os atalhos. Troque-os, mas tenha cuidado para não colocar comandos muito simples, os quais você possa digitar sem querer ao usar outro software.

Dicas

Os comandos alteráveis.Os comandos “Rate 1-5 Star” (Classificar com 1 - 5 estrelas) servem para você fazer uma avaliação da música que está tocando. “Fast Forward” e “Fast Backward” servem para avançar ou retroceder, respectivamente, dentro da própria música.

Os outros comandos são fáceis de compreender, mas não custa nada relembrar alguns deles. “Next” e “Previous” avançam ou retrocedem de faixa, respectivamente. “Volume Up” e “Volume Down” aumentam ou diminuem o volume, também nesta ordem.

Após terminar de configurar, clique em OK e faça o teste. Veja se todos os atalhos que você programou estão funcionando e divirta-se. Caso você não goste da configuração, é só repetir o caminho e trocá-los, ou ainda desativar o plugin seguindo o mesmo caminho da primeira imagem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.