Crie um despertador com suas músicas no Windows Media Player

2 min de leitura
Imagem de: Crie um despertador com suas músicas no Windows Media Player

Seja para tocar suas músicas ao despertar, ligar seu computador sempre com sua reserva musical ou simplesmente aumentar seu conhecimento das ferramentas do Windows, aprenda a agendar a reprodução de suas músicas.

Esqueça o rádio-relógio

Não é preciso baixar nada, tudo de que vamos precisar é o Windows Media Player e o Agendador de Tarefas, ambos programas nativos do Windows. Comece abrindo seu Agendador de Tarefas (Task Manager, em inglês) digitando seu nome na Barra de tarefas.

Selecione então a opção “Criar Tarefa Básica”, localizada ao lado direito do agendador.

Seu primeiro trabalho é nomear e descrever a tarefa, escolha algo que seja fácil para você recordar posteriormente. Escolhemos “Despertador Musical” como exemplo.

O próximo passo se refere à frequência com que a tarefa é executada. Ou seja, se você quer que ela ocorra todo dia, semanalmente, mensalmente, sempre que iniciar o computador ou somente uma vez.

Também se deve atribuir um horário para o início da reprodução. Se desejar, escolha ainda a partir de que dia ela se inicia e os intervalos de dias.

Agora que você já tem um cronograma, só falta estipular qual ação deve ser feita no intervalo que você acabou de definir. Neste exemplo, foi escolhida a opção “Iniciar um programa”.

Finalmente chegou a hora de definir qual arquivo será executado. Selecione músicas específicas ou Listas de Reprodução clicando em “Procurar”.

Confira no último passo se todas as informações estão corretas e clique em “Concluir” para finalizar o agendamento.

Considerações finais

Quando quiser desfazer a tarefa que você criou ou alterar o arquivo a ser reproduzido, abra novamente o Agendador de Tarefas, selecione a tarefa e clique em “Propriedades”.

Não é preciso alterar o agendamento da tarefa para adicionar novas músicas à lista de reprodução. Desde que você salve o arquivo com o mesmo nome, qualquer alteração na lista será aplicada automaticamente à tarefa.

É importante que o arquivo que você selecionou esteja associado ao programa que você deseja abrir. Para alterar o programa que executa a música ou Lista de Reprodução, clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção “Abrir com”. Renomear ou mover o arquivo que você selecionou também resulta em falha da tarefa, neste caso aponte o novo arquivo nas opções do agendador.

Perceba que o Agendador de Tarefas pode ser aplicado para as mais diversas finalidades, o processo é sempre parecido. Com um pouco de criatividade, você agenda filmes, músicas para a hora de dormir, conecta-se a um site específico ou acessa aquele game na hora em que você volta pra casa.

Gostou da dica? Envie sua sugestão para o Baixaki e não deixe de opinar, sua dúvida pode ser o título do próximo artigo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.