Windows 9: o que esperar da nova versão do sistema operacional da Microsoft

6 min de leitura
Imagem de: Windows 9: o que esperar da nova versão do sistema operacional da Microsoft
Imagem: 10 Wallpaper

Se os rumores estiverem corretos, a Microsoft está prestes a lançar a versão Technical Preview do Windows 9, o seu novo sistema operacional. Junto com isso, muita coisa deve ser confirmada e, pelos vazamentos que temos até agora, algumas novidades parecem bem empolgantes. Por isso, fizemos uma compilação com as principais novidades do SO para você saber o que esperar na hora do lançamento.

Apesar de estarmos encarando isso como “novidade”, é importante lembrar que tudo isso é fruto de rumores e de vazamentos que vieram de um site alemão chamado WinFurture. O site conseguiu uma versão preliminar do Windows 9 e a maior parte do que sabemos sobre o SO é proveniente de publicações dele.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A volta do Menu Iniciar

A própria Microsoft confirmou em sua última conferência Build, mas não havíamos visto o novo Menu Iniciar em ação desde então. Com os vazamentos do WinFuture, foi possível perceber algumas semelhanças desse elemento do Windows 9 com os menus de versões anteriores do sistema, mas algumas novidades também apareceram.

As Live Tiles foram incorporadas nesse menu e também conservaram sua característica dinâmica. Pelo visto no vídeo, parece possível conferir informações em tempo real sobre os apps que cada tile representa. Foi mostrado inclusive a forma de alternar entre a Tela Iniciar e o Menu Iniciar no Windows 9. Confira mais detalhes aqui.

Multi-desktop

Na semana passada, mais um vídeo vazado do WinFuture mostrou como funciona o sistema multi-desktop do Windows 9. O fato de um sistema operacional contar com uma função como essa não é exatamente uma novidade, mas a forma como isso ocorre no SO da Microsoft é bem interessante.

Existe um botão na Barra de tarefas para acessar um gerenciador de áreas de trabalho e, com isso, uma pré-visualização de cada uma delas é mostrada. É possível inclusive conferir uma prévia do conteúdo de cada janela aberta em cada área de trabalho, o que torna tudo isso bem prático. Ao que tudo indica, essa função será um substituto para o tradicional Alt+Tab.

Esse é mais um elemento que podemos esperar na versão final do Windows 9, uma vez que se trata de uma grande mudança para o Windows e, pelo que parece, a função já está funcional e bem acabada. Portanto, isso é praticamente uma certeza.

Windows Explorer

Como sempre acontece em cada lançamento de uma nova versão do Windows, a Microsoft traz uma série de novidades para o explorador de arquivos nativo do sistema. No Windows 8 ele já era muito bom, mas parece ter perdido um pouco do desempenho ágil de versões passadas. No Windows 9, isso deve mudar e a interface dessa ferramenta parece ter passado por uma reestruturação.

No mesmo vídeo do WinFuture que trata sobre o novo sistema multi-desktop, você pode ver uma janela do explorador sendo usada para exemplificar a novidade. Note que o Windows Explorer está bem mais limpo e as opções avançadas parecem estar escondidas ou separadas por guias no topo da janela. Isso faz sentido, uma vez que a Microsoft fez isso nas últimas versões dos apps do Office 2010 e 2013.

Notificações

Como é tendência em todos os sistemas operacionais da atualidade, uma central de notificações funcional e bem elaborada é um grande diferencial e uma verdadeira mão na roda nos dias de hoje. O Windows 9 vai continuar com as notificações que aparecem em uma tirinha no canto superior direito da tela no Windows 8, mas também vai concentrá-las todas em um menu que se expande a partir da Bandeja do sistema.

Essa central de notificações, entretanto, parece estar em um estágio preliminar de desenvolvimento por não se mostrar muito integrada ao sistema. De qualquer maneira, acreditamos que até o lançamento comercial do SO em 2015, isso já esteja pronto. Confira mais detalhes aqui.

Charms Bar

O que era um dos destaques do Windows 8 parece ter desaparecido do Windows 9. A Charms Bar fazia muito sentido para usuário de tablets, mas como o Windows 8 sempre foi mais usado em desktops, ela mais atrapalhava do que ajudava. Tantos movimentos apenas para acessar o botão de energia do sistema realmente nunca foram necessários.

Todas as funções da barra foram espalhadas pelo sistema e incorporadas principalmente no novo Menu Iniciar. Não ficou claro, entretanto, se essa barra permanecerá em equipamentos com telas sensíveis ao toque.

A questão do nome

Há poucas semanas, rumores sobre a possibilidade de a Microsoft mudar um pouco o nome dos seus sistemas operacionais começaram a surgir. Parece que a empresa vai usar apenas “Windows” para todos os seus SO. Com isso, não teríamos “Windows 9”, “Windows Phone” ou “Windows RT”. Todos eles seriam apenas “Windows”.

Alguma forma de diferenciar uma nova versão ou outra seria ainda utilizada, mas não de forma a construir a identidade do sistema, principalmente em anúncios na TV, na internet e em outros meios.

Cortana

Essa deve ser uma das maiores novidades da próxima versão do SO. Você já deve conhecer a assistente pessoal da Microsoft que chegou ao mercado com o Windows Phone 8.1. Ela tem um bocado de funções inteligentes e, em certo nível, mistura as capacidades da Siri, da Apple, com o poder contextual do Google Now.

Acredita-se que ela estará disponível no desktop em breve, pelo menos em uma versão beta no Windows 9. Hoje, inclusive, novos vazamentos mostraram capturas de tela que trazem detalhes da Cortana no novo Windows.

Apesar disso, não se sabe quais seriam as utilidades dela em um PC tradicional e como seria o formato mais conveniente para interação com o usuário: voz ou texto? Vale notar que os notebooks de hoje possuem microfones embutidos bem básicos e que podem dificultar a vida de uma ferramenta como a Cortana na hora de reconhecer voz. Por isso, a Microsoft pode tornar a interação por texto mais prática. Isso, entretanto, não passa de especulação.

Preço

Para combater a pirataria e incentivar o upgrade de antigas versões para as novas, a Microsoft pode vir com uma política de preços bem agressiva. Acredita-se que o novo Windows seja bem barato tanto para os compradores diretos quanto para as fabricantes parceiras.

Para empresas que fabricam computadores e os vendem com Windows pré-instalado, a Microsoft pode fazer o licenciamento de graça ou pelo menos oferecer uma versão do SO mais simples de baixo custo. Para os compradores diretos, fala-se na possibilidade de o Windows custar apenas US$ 20 para quem já tem o Windows 8.1 original. Vale lembrar também que, no lançamento do Windows 8, o preço no Brasil foi inclusive um pouco mais baixo que nos EUA para uma atualização.

Lançamento

Como já comentamos anteriormente, o Windows 9 — se é que este será mesmo o nome — pode ter sua versão Technical Preview lançada muito em breve, até o fim de outubro, segundo os vazadores de informações. Ainda assim, a versão comercial e finalizada estará no mercado apenas em 2015.

A Microsoft deve colocar o Windows 9 nas prateleiras e em novos PCs em algum momento da primeira metade do ano que vem, mais especificamente, no outono do hemisfério sul. É nesse período também que a empresa costuma fazer a sua conferência Build. Portanto, a data até faz um pouco de sentido, mas isso ainda parece especulação ou fruto de rumor.

De graça ou bem barato? Qual a sua aposta?

Dúvidas

O que ainda parece intrigante é o fato de a Microsoft nunca ter usado o nome "Windows 9". Isso corrobora a tese de que o título comercial do SO será mesmo simplificado para começar a integração de todos os sistemas da empresa ou que essa versão de 2015 será mais uma atualização do atual Windows 8. Seria então um Windows 8.2? É pouco provável, mas não deixa de ser uma possibilidade.

No caso da integração dos sistemas, espera-se que você possa começar uma atividade no PC, continuar no smartphone e terminar o tablet, por exemplo. Ou seja, tudo estaria sincronizado. De qualquer forma, vamos ficar atentos sobre as novidades da Microsoft nos próximos dias e, assim que alguma coisa aparecer, você ficará sabendo aqui no TecMundo.

Atualização

A Microsoft começou a enviar convites para a imprensa hoje para um evento sobre o Windows. A data é 30 de setembro, mas não há detalhes sobre o horário por enquanto. O evento acontece em San Francisco, nos EUA. Fique ligado na nossa cobertura nesse dia para saber tudo sobre o novo Windows 9.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.