Windows 8 é banido do maior site sobre overclocks e benchmarks da internet

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8 é banido do maior site sobre overclocks e benchmarks da internet

(Fonte da imagem: Reprodução/HWBot)

Existem vários sites na internet que guardam registros de benchmarks de overclocks feitos por usuários, auxiliando quem quer tirar maior proveito de suas máquinas. O HWBot, maior site desse gênero, acabou de anunciar o banimento de todos os resultados de testes feitos com o sistema operacional Windows 8.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o site, a desqualificação de resultados de benchmark com o Windows 8 aconteceu devido a um problema com o RTC (real-time clock), que serve como base para diversas ferramentas de benchmark.

Em quase todas as máquinas atuais, existe um relógio interno que ajuda o computador a manter noção do tempo mesmo quando está desligado. O que foi descoberto é que a Microsoft alterou a maneira como o Windows 8 mantém essa noção de tempo. Isso possivelmente foi feito para que o sistema tenha compatibilidade com hardwares sem o RTC.

Como essa alteração era feita via software, isso muda de maneira sensível a forma como o Windows 8 mantém a noção de tempo. Essa mudança acaba afetando os benchmarks postados nos sites. Como o HWBot tem um sistema de ranking para os usuários com os melhores testes, a única opção foi desclassificar todos os benchmarks feitos com o Windows 8.

Até o momento, a Microsoft não se pronunciou sobre o banimento, que poderia ser resolvido com uma atualização no sistema operacional. Por enquanto, se você pretende tirar maior proveito do seu PC e quer ter resultados mais assertivos em benchmarks, a solução é continuar com o Windows 7 até surgir uma atualização do seu sucessor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.