Microsoft cobra alto por licenças do Windows RT e tablets devem ficar bem mais caros

Preços especulados para os novos aparelhos podem ficar acima do valor dos iPads, um grande erro, segundo os especialistas.
  • Visualizações13.213 visualizações
Por Lucas Karasinski em 13 de Junho de 2012

Microsoft cobra alto por licenças do Windows RT e tablets devem ficar bem mais caros(Fonte da imagem: Reprodução/Bloomberg)

Muita expectativa gira em torno do lançamento do Windows 8, previsto para o final do ano. E boa parte dessa ansiedade se deve ao fato de que o sistema operacional contará com uma versão móvel, voltada aos tablets, chamada de Windows RT. De acordo com os analistas, a ideia é que o SO da Microsoft venha para dar poder aos novos tablets e, com isso, também dar armas às fabricantes para que elas consigam competir com o maior player do mercado: o iPad, da Apple.

No entanto, algumas notícias mais recentes podem acabar jogando um balde de água fria em todo mundo. Não estamos falando de nenhum problema de compatibilidade ou desempenho, mas sim da política de preços que vem sendo adotada pela Gigante de Redmond.

Segundo apurou o site VR-Zone, a Microsoft estaria cobrando dos fabricantes de tablets valores altos pelas licenças do Windows RT. Os preços praticados estariam entre 80 e 95 dólares, ficando, em média, na faixa dos US$ 85 o valor mais comum – cerca de 175 reais na cotação de hoje. Com isso, os tablets produzidos com o novo sistema operacional da Microsoft devem ficar na mesma faixa de preço – ou até mesmo mais caros — que os iPads.

O problema disso é que muitas pessoas acreditam que se um aparelho com o Windows RT não chegar às lojas sendo mais barato que o gadget da Apple, este estará perdido. Os valores especulados para os tablets com o novo SO têm ficado na faixa de 549 a 799 dólares (entre 1.129 e 1.645 reais). Já os dispositivos tops de linha devem aparecer com preços entre 799 e 899 dólares (1.645 e 1.850 reais, respectivamente), o que tornaria os aparelhos com Windows RT os mais caros do mercado – com valores mais altos que os do próprio iPad.

Dessa forma, caso esses preços se confirmem, sites como VR-Zone e Slash Gear preveem um fracasso nas vendas dos aparelhos com o sistema operacional da Microsoft, que pode acabar morrendo na praia. Até mesmo comparativos com o Zune já começaram a surgir. E você, pagaria este valor por um tablet com o novo Windows RT?

Fonte: VR-Zone e Slash Gear



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!