Primeiras impressões: Internet Explorer 10 [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: Internet Explorer 10 [vídeo]

Desde que a Microsoft disponibilizou a versão de teste do Windows 8 para download, ela vem agradando à maioria do público. Embora a grande atração sejam os novos recursos gráficos apresentados, um aplicativo presente no sistema vem sendo motivo de muitos comentários pela internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Trata-se do Internet Explorer 10, o navegador padrão do Windows, que veio para mostrar do que é capaz. O Tecmundo testou as novidades do aplicativo e você confere abaixo as primeiras impressões que o browser deixou.

Aprovado

Interface

Os investimentos da Microsoft na interface do seu navegador renderam muitos elogios por parte dos usuários. Com o Internet Explorer 10, não poderia ser diferente. A empresa remodelou um pouco as opções do browser, que no Windows 8 apresentam um visual bem diferente de qualquer outro aplicativo do gênero.

A nova tela do navegador está bem agradável para navegar. As cores da interface não agridem a visão dos usuários e ajudam a tornar o ambiente de trabalho confortável. O esquema de abas também está bem diferente. Em vez da boa e velha barra presente na parte superior do aplicativo, o Internet Explorer 10 conta agora com um recurso de miniaturas, parecido com o oferecido pelas últimas versões do Opera.

O acesso aos sites abertos fica mais simples com o sistema utilizado pela nova versão do Internet Explorer, pois o usuário consegue ver, mesmo que em tamanho menor, o conteúdo que está sendo exibido na página. Escolher qual aba visualizar é bem mais fácil.

Maior área de exibição

Barra de endereços, abas e demais opções do Internet Explorer 10 são escondidos automaticamente quando o usuário está navegando por alguma página. Dessa forma, a área para que o conteúdo seja exibido é maior, o que facilita a leitura de sites e também a visualização de imagens e outros componentes utilizados nos portais.

Velocidade

As melhorias no Internet Explorer 10 também podem ser percebidas na velocidade com a qual o navegador executa suas tarefas. A abertura de páginas está bem mais rápida, mesmo com os novos efeitos implementados.

Para completar, o Internet Explorer 10, quando em execução, utiliza menos memória do que seus antecessores. A interferência do navegador no desempenho do computador e dos demais aplicativos rodando em paralelo sofreu uma melhora significativa nas últimas versões do browser, mas na décima edição, a melhoria fica bem nítida.

Reprovado

Tela cheia

Executar o Internet Explorer 10 em tela cheia tem suas vantagens. Mais conteúdo é exibido na tela ao mesmo tempo e as imagens e outros elementos das páginas são visualizados mais facilmente e com melhor qualidade. Porém, o modo fullscreen diminui bastante a interação do usuário com os demais aplicativos.

Conversar com algum amigo pelo MSN e navegar por uma página na internet ao mesmo tempo são tarefas que exigem um pouco mais de trabalho, principalmente se você não tem o costume de deixar os avisos dos mensageiros habilitados. Como o Internet Explorer está sendo executado em tela cheia, não há como ser avisado visualmente de eventos que ocorram nas outras aplicações ou no próprio sistema.

Adaptação

Onde fica a barra de endereços do navegador? Na parte de cima da tela, certo? Não no Internet Explorer 10. O campo para digitar o endereço dos sites que deseja visitar está localizado na parte mais inferior da tela, juntamente com as opções de Favoritos, voltar, avançar e home.

Tudo bem que a mudança não pode ser considerada radical, mas sair do padrão pode tornar a vida do usuário um pouco mais complicada, principalmente nos primeiros dias de utilização. Acostumar a utilizar o botão direito do mouse para visualizar as opções básicas do navegador também pode ser um pouco frustrante no começo.

Em alguns momentos, a falta de praticidade tornou tarefas simples (como abrir um novo site) um pouco mais demoradas e, de certa forma, irritante. Para quem não gosta de mudanças, isso pode ser um problema.

Impressões finais

Pois é, o Internet Explorer 10 decepcionou em alguns pontos, mas não há como negar que as melhorias feitas deram resultado. Mesmo ainda na versão de teste, o browser apresentou um desempenho exemplar, sem travamentos inesperados ou erros indesejados. A nova interface torna o uso do aplicativo agradável, ideal para quem trabalha com o navegador várias horas por dia.

Os incômodos da utilização do programa são, na verdade, uma questão de adaptação. Mesmo que isso seja desagradável para os usuários, pode ser que algumas funcionalidades sejam alteradas e outras adicionadas até o lançamento da versão final do navegador.

Outro fator que pode atrapalhar um pouco a utilização do Internet Explorer 10 agora é o fato de ele só estar disponível no Windows 8. Ou seja, para ter acesso às novidades, é preciso instalar a versão de teste do novo SO na Microsoft.

Se a versão final a ser lançada seguir o mesmo padrão de qualidade da de teste, muitos usuário voltarão a utilizar o navegador padrão do Windows, mesmo tendo que se adaptar um poucos aos recursos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.