Windows 8 irá reconhecer a voz dos usuários

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8 irá reconhecer a voz dos usuários

A equipe de desenvolvimento da Microsoft planeja adicionar ao Windows 8 um software capaz de reconhecer a voz do usuário. A tecnologia, com o nome Tellme, estará presente não somente no novo sistema operacional, também estando disponível no Kinect, Xbox 360, smartphones Windows Phone, Azure e outros produtos da empresa.

Segundo Mary-Jo Foley, do site ZDNet, a Microsoft já vem demonstrando a nova funcionalidade em seus smartphones, com destaque especial para os recursos de reconhecimento de voz que estão presentes no Windows Phone Mango. A equipe de desenvolvimento do Windows 8 afirmou que a tag HTML 5 para reconhecimento de voz utilizada pelo aparelho também permitirá o desenvolvimento de aplicativos para Windows 8.

Entre as possibilidades do Tellme está a criação de eventos em rede sociais a partir de uma fala do usuário. Ao marcar um encontro em um restaurante, por exemplo, a tecnologia de reconhecimento de voz será capaz de encontrar o perfil de uma pessoa no Facebook, agendar um evento no calendário do Windows e procurar o endereço do local através do sistema de buscas Bing.

Projetos diversificados

Para demonstrar as funcionalidades do novo recurso, a Microsoft publicou na última terça-feira (9 de agosto) um vídeo que dá uma ideia melhor do que o Tellme será capaz. A expectativa da empresa é que, em cerca de aproximadamente 5 anos, o recurso terá sido desenvolvido a ponto de se tornar semelhante a uma experiência vista somente em filmes de ficção científica, nos quais operações corriqueiras são feitas seguindo a voz do usuário.

(Fonte da imagem: Microsoft)

Embora o time responsável pelo Tellme tenha como foco principal esse cenário em longo prazo, também serão desenvolvidos objetivos mais imediatos, como o desenvolvimento de um software de voz interativo para usuários e parceiros comerciais. A equipe também está planejando a criação de uma interface de programação para o Windows Phone, que permitirá a criadores terceirizados tirar mais proveito da tecnologia de reconhecimento de voz do sistema operacional.

Outros planos incluem a inclusão de suporte ao Tellme no Windows Azure, embora ainda não exista previsão de quando isso deve acontecer. Segundo Ilya Buksteyn, Diretor Sênior de Vendas e Marketing do Tellme, a tecnologia será disponibilizada para desenvolvedores terceirizados de qualquer forma, mesmo que a Microsoft não consiga incorporá-lo corretamente a todos os seus produtos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.