Como atualizar o DirectX manualmente em seu Windows XP, Vista ou 7

3 min de leitura
Imagem de: Como atualizar o DirectX manualmente em seu Windows XP, Vista ou 7

O DirectX é um dos principais componentes relacionados à execução de gráficos do Windows. E para que o conjunto de APIs responsável por realizar a comunicação entre software e hardware possa funcionar corretamente, as atualizações disponibilizadas pela Microsoft têm de estar devidamente instaladas. O mais recente update gráfico é suportado pelo Windows 10, de modo nativo (saiba mais).

Mas obter a última versão disponível do DirectX para Windows XP, Windows Vista e Windows 7 ainda é possível. Neste tutorial, você vai aprender a verificar a versão do DirectX de seu computador e, se necessário, também a baixar e instalar a edição do software mais adequada ao seu PC. Veja como é fácil realizar a instalação manual do DirectX em seu Windows.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atenção

A instalação do DirectX11.2 para o Windows RT e Server 2012 R2 só pode ser feita através do Windows Update. As versões atuais do componente para Windows 8, 8.1 e 10 (11.2, 11.3 e 12.0) estão disponíveis exclusivamente também via central de atualizações automáticas da Microsoft. Não há pacotes autônomos da atualização para o DirectX 11.3 e 12.0.

Qual versão do DirectX está instalada em seu PC?

A instalação manual do componente pode se mostrar desnecessária se a versão mais recente da API já estiver instalada em seu computador. E verificar as informações referentes à edição do software é bastante fácil. Veja só:

Abra a opção “Executar” em seu Windows e digite o comando “dxdiag”, sem aspas. Aperte “Enter” e, na tela aberta, consulte o campo “Versão do DirectX”.

Atualizações compatíveis com os sistemas

Agora, verifique a última versão compatível do DirectX para sua máquina – se a versão mais recente do componente, nos conformes da lista abaixo, for apontada pelo relatório acionado a partir do comando “dxdiag”, a instalação manual da API não vai precisar ser feita.

  • DirectX 11.2: última atualização disponível para Windows 8.1, Windows RT 8.1 e Windows Server 2012 R2;
  • DirectX 11.1: última atualização disponível para Windows 8, Windows RT, Windows Server 2012, Windows 7 Service Pack 1 (SP1) e Windows Server 2008 R2 SP1 em conjunto com a atualização 2670838 instalada;
  •  DirectX 11.0: última atualização disponível para Windows 7, Windows Server 2008 R2, Windows Vista Service Pack 2 (SP2) e Windows Server 2008 SP2 em conjunto com a atualização 971644 ou 971512 instalada;
  • DirectX 10.1: última atualização disponível para Windows Vista SP1 ou posterior e Windows Server 2008 ou posterior;
  • DirectX 10.0: última atualização disponível para Windows Vista; e
  • DirectX 9.0C: última atualização disponível para Windows XP SP2 ou posterior, Windows XP x64 Edition SP1 ou posterior e o Windows Server 2003 SP1 ou posterior.

Seu sistema ainda pode ser atualizado? Faça a instalação da versão mais recente e compatível com o sistema operacional a seguir.

Atualize e instale o DirectX manualmente

A instalação do DirectX é feita automaticamente pelo assistente do Windows. No entanto, a versão compatível com a sua máquina deve ser antes selecionada. Consulte os links a seguir e clique sobre aquele que corresponde à edição do seu sistema operacional.

Em seguida, na página de downloads da Microsoft, selecione o idioma “Português (Brasil)”, clique em “Baixar” e marque a opção x64 se a arquitetura de seu PC for de 64 bits ou x86 se o sistema rodar em 32 bits. Pronto! Basta clicar em “Next”, aguardar pela finalização do download e clicar duas vezes sobre o arquivo para que a instalação automática da versão atualizada do DirectX seja feita.

Clique duas vezes sobre o arquivo baixado para iniciar a instalação.

Como descobrir a arquitetura do PC?

Clique em Iniciar e abra o campo “Painel de Controle”. Em “Todos os Itens do Painel de Controle”, abra a opção “Sistema”, e voilà: a arquitetura da sua máquina será especificada em “Tipo de sistema”.

...

Qual placa de vídeo você usa em seu PC? Ele já está equipado com o DirectX 12? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.