Como remover o espaço desnecessário ocupado pelo Windows 7 SP1

2 min de leitura
Imagem de: Como remover o espaço desnecessário ocupado pelo Windows 7 SP1

Manter o computador sempre atualizado é uma das melhores opções para não deixar o sistema vulnerável a ataques de malwares, vírus, spywares e outras ameaças que povoam a internet. Entretanto, pacotes completos de atualização do sistema ocupam bastante espaço em disco, armazenamento que você pode precisar mais adiante.

Porém, você sabe que existe uma forma de remover um pouco dos megabytes usado pelo SP1 do Windows 7 em seu sistema? Isso porque, quando você instala o Service Pack em seu computador, o Windows realiza um backup dos arquivos antigos que foram atualizados, para que não haja nenhum problema na instalação e remoção do pacote no computador.

Remova o backup do SP1

Entretanto, o backup ocupa espaço que pode ser usado para outras tarefas. Caso o computador esteja funcionando sem nenhum problema, é possível excluir os arquivos deste backup, liberando cerca de 530 MB de forma simples e fácil, sem nenhum esforço.

Mas fique atento: uma vez que você apaga os arquivos de backup, não será possível desinstalar o Service Pack 1 do Windows 7! Portanto, veja se o sistema está, de fato, trabalhando corretamente antes de executar a tarefa.

Limpando o disco

Para realizar a tarefa, você vai usar uma ferramenta do próprio Windows, chamada “Limpeza de Disco”. É ela que realiza liberação de espaço de arquivos baixados, deleta arquivos temporários e pode, até mesmo, dar uma geral na sua lixeira.

Para encontrar essa opção, abra o Menu Iniciar e busque por “limpeza” nos programas e arquivos existentes no sistema. O primeiro item da lista será a ferramenta, a qual você deve clicar para iniciar o processo.

Encontre, no Menu Iniciar, a Limpeza de Disco

Caso você tenha mais de uma unidade de disco em seu computador (caso de discos rígidos particionados), escolha aquela em que todo o sistema Windows está instalado (normalmente a unidade “C:”) e aguarde que o programa calcule o espaço que você poderá limpar em seu computador.

Aguarde o cálculo para abrir a página de tarefas

Uma janela será aberta com os itens que podem ser limpos, entretanto, você não vai encontrar o SP1 por ali. Isso porque a atualização faz parte do sistema, e fica um pouco mais “escondida” do que as tarefas normalmente executadas no computador.

Clique em “Limpar arquivos do sistema”, na parte inferior da janela, para abrir uma nova opção e escolha novamente a unidade que deseja varrer (a mesma selecionada anteriormente, no caso). Será preciso a liberação do controle de usuário, caso este esteja habilitado.

Limpeza de arquivos do sistema

A listagem carregada na Limpeza de Disco irá mostrar, entre seus itens, o “Arquivos de backup do service pack”, com o tamanho a ser liberado após a tarefa. A descrição novamente avisa você de que, caso exclua os arquivos, o SP1 não poderá ser retirado do computador.

Arquivos de Backup do service pack

Clique em “OK” para seguir com o processo e, novamente, confirme a exclusão permanente dos arquivos selecionados, para que se inicie a limpeza.

Confirme a exclusão

Aguarde até que a Limpeza de Disco seja realizada e confira a recuperação de mais de 500 MB de espaço, para você usar como bem entender.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.