Seleção: programas para personalizar o Windows 7

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: programas para personalizar o Windows 7

Personalize o Windows 7

Se você é usuário do Windows 7 e gostaria de modificar o sistema para adaptá-lo melhor ao uso diário, está no lugar certo. Neste artigo o Baixaki selecionou 15 aplicativos práticos e eficientes para quem deseja personalizar o sistema operacional. Aqui serão encontrados programas relacionados ao desempenho e ao visual do 7.

Na seleção constam programas variados, alguns exclusivos para o Windows 7, outros que também rodam em outras versões do sistema. O fato é que com eles você pode fazer várias mudanças e personalizar seu computador.

Tweak-7

O Tweak-7 está repleto de funções para incrementar o Windows 7. Com ele você configura a internet, a Área de trabalho, aspectos visuais e várias outras funções avançadas do sistema. O programa dispõe ainda de ferramentas automáticas para otimização, ideal para quem não quer ter muito trabalho para melhorar o desempenho do computador.

TweakNow WinSecret

Com funções semelhantes ao programa anterior, o TweakNow WinSecret também é um desses aplicativos que simplifica a modificação funções que normalmente são de difícil acesso. Você acessa opções relacionadas à inicialização do Windows, às informações do sistema, à desinstalação de aplicativos e aos “segredos” do Seven.

TweakNow PowerPack

Um pacote poderoso para limpar o Windows e mantê-lo em perfeito estado de funcionamento: este é o TweakNow PowerPack. Além de tudo, ele é capaz de dar ao Windows a opção de vários ambientes de trabalho, algo semelhante ao que existe na distribuição de Linux Ubuntu.

Perfect Utilities

Um pacote de aplicativos como o Perfect Utilities sempre permite ao usuário, de modo prático, configurar e manter o sistema funcionando adequadamente. Ele contém ferramentas para manutenção do registro do Windows e das principais ferramentas do sistema, otimização do uso da memória RAM, atalho para desfragmentação do disco e até sistema de busca para encontrar arquivos duplicados.

TweakMASTER Pro

Outra opção para otimizar o desempenho do Window 7, o TweakMASTER Pro possui ferramentas especializadas em melhorar sua conexão com a internet, seja ela discada ou banda larga. É possível reconfigurar a conexão, detectar problemas e até mesmo usar com maior proveito a largura da banda.

TweakMe!

Com o TweakMe! é possível fazer inúmeras alterações, tal qual acontece com os outros programas indicados até agora. A grande diferença está no modo como isso é feito, por meio da marcação de caixas para selecionar as opções que devem ser alteradas. O programa modifica funções ligadas ao desempenho, Internet Explorer, Windows Media Player, segurança e muito mais.

GIGATweaker

No mesmo molde de outros softwares do gênero, porém com um número bastante superior de funções, o GIGATweaker permite a personalização do sistema (o que inclui gerenciamento de memória e até mesmo do menu de contexto), configurações acerca da administração do sistema, de arquivos e de driver. É possível também modificar efeitos visuais do Windows 7.

Windows 7 Manager

Quem quer gerenciar melhor o Windows 7 precisa do Windows 7 Manager. Ele disponibiliza para o usuário ferramentas para remover arquivos temporários e inúteis com apenas um clique do mouse, libera memória RAM, adiciona e remove programas da lista de inicialização automática, limpa o registro e muito mais.

System Nucleus

O System Nucleus funciona de modo um pouco diferentes dos demais aplicativos. Ele permite a modificação de configurações de qualquer item do Windows, desde segurança geral até rede, passando por autorizações, ferramentas administrativas e relógio do sistema. Com ele o usuário tem a chance de monitorar processos e de configurar drivers.

Glary Utilities

Conforme você usa o computador, o Windows vai se tornando carregado. Isso porque vários arquivos, muitos deles inúteis, passam a ser armazenados no disco rígido. Além disso, nem sempre quando um programa é desinstalado todas as suas sobras são removidas. Para resolver estes, e vários outros problemas, existe o Glary Utilities.

Tweak Ctrl+Alt+Del

Com o nome já deixa bem claro, o Tweak Ctrl+Alt+Del permite que sejam realizadas alterações no modo como funciona este importante atalho para o sistema Windows. É possível desabilitar funções acionadas quando qualquer usuário utiliza a sequência Ctrl+Alt+Del do teclado, como o Gerenciador de tarefas e a opção de trocar de usuário.

FixWin

Se você quer consertar o Windows, resolvendo problemas relacionados à conexão com a internet, rede e também ao Windows Explorer, o FixWin é o programa ideal. Ele é pequeno e contém poucas opções, porém, dá conta do recado quando o assunto é limpar o registro e corrigir pequenos problemas do sistema.

Quick Config

Para quem deseja configurar rápida e individualmente os perfis do Windows, o Quick Config é a alternativa mais indicada. Ele consegue definir opções específicas no que diz respeito a aplicativos, rede e internet, sistema, navegador e várias outras áreas. Além disso, você agrupa as mudanças e aplica tudo em um único perfil, mantendo os demais intactos.

Aero Tuner

O Aero, tema do Vista e que foi mantido no Windows 7, é um dos grandes charmes  das últimas versões do sistema operacional da Microsoft. O Aero Tuner trabalha em conjunto com este belíssimo efeito de vidro e permite ao usuário realizar inúmeras mudanças como cor, brilho, desfoque e muito mais para deixar a Área de trabalho ainda mais bonita.

Default Programs Editor

Para encerrar a lista vai um programa que permite a personalização dos aplicativos-padrão  para executar inúmeros formatos de arquivos. Escolha qual será o reprodutor de áudio, vídeo, DVD, desinstalador, gerenciador de arquivos e vários outros. Tudo por meio de simples cliques do mouse.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.