Dicas do Windows 7: como mudar a pasta padrão dos arquivos baixados pela opção "Salvar como..."

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como mudar a pasta padrão dos arquivos baixados pela opção "Salvar como..."

Você já notou que os documentos salvos em seu computador sempre são encaminhados para um mesmo diretório? Mesmo que você escolha a opção “Salvar como”, a pasta de partida é sempre a mesma.

Quem pretende alterar o local de salvamento dos arquivos, precisa fazê-lo manualmente toda vez em que um novo documento for salvo, a menos que o usuário altere o local padrão. No Windows 7, existem duas maneiras simples de definir essa pasta. Escolha qual lhe agrada mais e mãos à obra:

Dentro do “Salvar como”

Ao clicar na opção “Salvar como” dentro de qualquer programa do Windows 7 (como Word ou Bloco de notas), o sistema encaminha você para a escolha do diretório. Ao invés de apontar uma pasta, selecione a opção “Inclui: X locais”.

Nela, clique em “Adicionar” e aponte para a pasta que deseja usar como padrão para salvar seus documentos. Ao final, clique com o botão direito sobre o diretório que você acabou de incluir e escolha a opção “Definir como local de armazenamento padrão”.

Através da biblioteca

Abra o Windows Explorer e localize a opção “Documentos/Biblioteca”. Clique com o botão direito sobre ela e selecione a alternativa “Propriedades”.

Dentro da janela que se abre, aponte um novo diretório clicando em “incluir uma pasta...”. Selecione então o diretório que acabou de definir e clique em “Definir local de salvamento”. Basta aplicar as mudanças para que, na próxima vez em que for salvar seus documentos, o Windows sugira o local que você definiu.

Se desejar, através deste método, é possível otimizar uma pasta para cada qualidade de arquivo como Documentos, imagens, vídeos... Pequenas dicas como essa podem economizar um bocado de tempo dos usuários e deixam seu computador cada vez mais personalizado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.