Como acelerar a instalação de alguns programas no Windows

1 min de leitura
Imagem de: Como acelerar a instalação de alguns programas no Windows

A instalação de alguns aplicativos no Windows pode demorar um pouco mais do que o esperado. Isso acontece devido a uma informação de registro do sistema e, em alguns casos, pode ser preciso aguardar até 200 segundos para que o instalador funcione. Felizmente, alterar essa configuração é um processo simples e rápido.

O Baixaki preparou um passo a passo para você modificar o tempo de execução de um instalador. Você pode reduzir o padrão de 200 segundos para um período inferior apenas alterando uma informação de registro. Se você nunca editou arquivos como esse, recomendamos a criação de um ponto de restauração do sistema antes de iniciar.

Acessando e editando o registro

Para acessar o registro vá ao Menu Iniciar e na linha de comando digite “REGEDIT”. A tela com informações de registro será aberta. No lado esquerdo da tela escolha a pasta “HKEY_CURRENT_USER” e clique para expandí-la.

Acessando o registro

Em seguida acesse a subpasta “Control Panel” e, dentro dela, selecione a pasta “Desktop”. No lado direito da tela serão listados dezenas de arquivos. Localize a opção “ForegroundLockTimeout”.

Selecione a opção indicada e clique com o botão direito do mouse.

Clique sobre o arquivo com o botão direito do mouse e selecione a opção “Modificar”. Na caixa de diálogo que será aberta selecione “Decimal”. Por padrão o campo “Dados do valor” mostrará 200000, que corresponde a 200 segundos.

Altere o tempo de carregamento

Para alterar basta digitar a quantidade de segundos que você deseja e acrescer três zeros no final. Por exemplo, para deixar o padrão em 15 segundos, digite 15000.

Clique em OK para aplicar as alterações. Vale lembrar que esse tempo de 200 segundos nem sempre é necessário, sendo ativados apenas em alguns poucos casos. No entanto, deixar por padrão um tempo menor para carregamento de instaladores, é a garantia que ao executá-los eles serão iniciados de maneira muito mais rápida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.