Como acessar e editar arquivos que o Windows insiste em bloquear

2 min de leitura
Imagem de: Como acessar e editar arquivos que o Windows insiste em bloquear

Desde o lançamento do Windows Vista em 30 de janeiro de 2007, a segurança tem sido uma verdadeira obsessão por parte da Microsoft. Vários recursos foram desenvolvidos para evitar que vírus e malwares em geral comprometam arquivos e afetem o desempenho do computador.

Por isso, o sistema operacional às vezes bloqueia até mesmo os “privilégios” de quem está logado como administrador. Em alguns casos existe somente um usuário no PC e mesmo assim ele não permite algumas operações.

Às vezes é necessária a edição de determinado arquivo ou pasta e o computador simplesmente não permite nenhum tipo de ação. A seguir, algumas maneiras de “driblar” o sistema e mexer no que quiser!

Executando como administrador

Ter uma conta como administrador nem sempre é suficiente para o Windows, principalmente quando se quer mexer em arquivos do sistema. É necessário que você abra o arquivo como administrador, mesmo estando em uma conta como um. Isso mesmo!

Para tal, clique com o botão direito no Bloco de notas  e selecione a opção “Executar como administrador”. Se preferir atalhos do teclado, execute o aplicativo apertando as teclas Ctrl + Shift + Enter.

Como acessar/ editar arquivos que o Windows insiste em bloquear

Na imagem a seguir utilizamos como exemplo um arquivo do sistema do Windows para mostrar que, com este método, é permitida a edição até mesmo destes arquivos.

Como acessar/ editar arquivos que o Windows insiste em bloquear

Desabilitando o controle de contas

O UAC ou “User Account Control” (Controle de conta do usuário) foi criado a partir do Windows Vista para dar mais segurança a quem utiliza o sistema operacional. Ele funciona como um firewall para as contas do Windows. Para desabilitar este recurso vá até o “Painel de Controle” e em seguida entre em “Contas de Usuário”.

Depois clique em “Ativar ou desativar o Controle de Conta de Usuário”.

Como acessar/ editar arquivos que o Windows insiste em bloquear

Desmarque a opção “Utilizar o Controle de Contas de Usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador”. Em seguida reinicie sua máquina para as mudanças surtirem efeito.

Como acessar/ editar arquivos que o Windows insiste em bloquear

Rodando programas como administrador

No caso de alguns aplicativos, eles funcionam somente se executados como administrador. Para fazer isso sem ter que usar os comandos citados anteriormente, clique com o botão direito sobre o arquivo executável do programa e, em seguida, em “Propriedades”.

Vá até a aba “Compatibilidade” e marque a opção “Executar este programa como administrador”.

Como acessar/ editar arquivos que o Windows insiste em bloquear

Agora sempre que ele for executado será na função “Executar como administrador”,sem a necessidade de atalhos.

Acessando e editando pastas

Algumas pastas também necessitam de permissões que às vezes o Windows não disponibiliza. Para configurá-las, faça o seguinte:

Clique com o botão direito em determinada pasta e em seguida entre na aba “Segurança”. Depois clique em “Avançadas” e entre na aba “Proprietário”. Em seguida clique em “Editar”. Na nova tela que abrir, clique no botão “Outros usuários e grupos”. Depois, clique em “Avançado”.

Como acessar/ editar arquivos que o Windows insiste em bloquear

Na tela a seguir, vá em “Localizar agora”. Depois, selecione seu usuário na lista apresentada. Dê “OK” em todas as telas abertas, com exceção daquela primeira das “propriedades/ segurança”. Ali, clique no usuário desejado e, em seguida, “Editar”. Depois, selecione a opção “Controle total”.

Como acessar/ editar arquivos que o Windows insiste em bloquear

Com as dicas apresentadas neste artigo você conseguirá acessar e editar boa parte dos arquivos e pastas, tanto no Vista como no Windows 7. Boa sorte!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.