Um dos comandos listados pode corrigir o problema. (Fonte da imagem: Reprodução/Spiceupblogging)

Uma atualização disponibilizada pela Microsoft nessa terça-feira (09) tem causado problemas em máquinas com o Windows 7 instalado. Se o seu computador foi afetado e não reinicia mais, tente algumas das ações listadas abaixo. A Microsoft, até o momento, não ofereceu nenhum tipo de serviço de reparo, portanto, se estas dicas não fizerem seu sistema voltar à ativa, parece que a solução vai ser, realmente, formatar o seu disco rígido.

Importante: nenhum dos comandos sugeridos a seguir vai danificar o seu Windows 7.

Prompt de comando:

  • Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado;
  • Escolha a opção "Prompt de Comando";
  • Digite o comando “dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions”
  • Importante: se o Windows estiver em uma partição diferente de "C:", a letra deve ser substituída;
  • Aperte “Enter”;

Se o comando listado acima falhar:

  • Digite o comando “cd C:\windows\winsxs” e aperte “Enter”;
  • Importante: novamente, se o Windows estiver e uma partição diferente de "C:", a letra deve ser trocada.
  • Digite o comando “rename pending.xml pending.xml.bak”; e
  • Aperte “Enter”;

Última configuração válida:

  • Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado; e
  • Selecione a opção "Última configuração válida".

Restauração do sistema:

  • Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado;
  • Acesse a opção "Reparar seu computador";
  • Insira a senha de administrador do sistema;
  • Escolha a opção "Restauração do Sistema";
  • Marque uma data anterior à instalação da atualização; e
  • Quando retornar à tela anterior, selecione "Reparo de Inicialização" e, por fim, reinicie o computador.

Se o "Reparar seu computador" não aparecer:

  • Aperte F8 enquanto o Windows estiver sendo iniciado;
  • Selecione "Prompt de Comando";
  • Digite o comando “rstrui” e aperte “Enter”;
  • Marque uma data anterior à instalação da atualização; e
  • Na tela anterior, selecione "Reparo de Inicialização" e reinicie o computador.

Substituição de arquivo:

  • Importante: se você não possuir o arquivo que deverá ser substituído, baixe-o aqui;
  • Em um computador que funciona, vá até a pasta “C:\Windows\System32\drivers”;
  • Procure o arquivo “ntfs.sys” e copie esse arquivo para um pendrive;
  • Inicie o sistema danificado usando o LiveCD do Linux;
  • Importante: se você não conseguiu copiar um arquivo ntfs.sys de outro computador, vá até a pasta "Windows\winsxs" e procure pelo arquivo "ntfs.sys" nas subpastas. Pegue o arquivo mais novo que achar e copie (CTRL+C);
  • Navegue na pasta "drivers" mencionada acima;
  • Renomeie o arquivo “ntfs.sys” para “ntfs.sys.bak”;
  • Copie o arquivo “ntfs.sys” da máquina que funciona (que está no pendrive) ou cole o arquivo copiado da subpasta de “winsxs” para o sistema danificado;
  • Importante: se isso não funcionar, inicie o sistema pelo Linux, exclua o “ntfs.sys” copiado e renomeie o “ntfs.sys.bak” para “ntfs.sys”. Em seguida, tente outra forma de reparo.

Para evitar danos depois que o Windows iniciar

  • Vá ao Painel de Controle e procure a opção Windows Update;
  • Clique nas atualizações e desmarque a caixa referente à atualização KB2823324.

Seu problema foi resolvido? Deixe suas respostas e sugestões nos comentários!