Dicas do Windows 7: desligue o sistema rapidamente

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: desligue o sistema rapidamente

Quando você dá o comando para que seu Windows desligue, o sistema informa isso aos programas abertos para que eles iniciem o processo de salvamento, caso necessário, e fechem os processos que abriram.

No entanto, muitos programas podem demorar mais do que o normal para serem encerrados, por uma infinidade de motivos diferentes. Para o usuário, os motivos não importam. O que importa é que o sistema se encerre logo para que o PC possa reiniciar ou ser desligado.

O fato de o Windows demorar para fechar os programas ainda abertos não é acidental. Existe um contador de tempo que aguarda que todos os processos sejam fechados e, ao final da contagem, força-os a serem encerrados ou avisa o usuário que o programa não está respondendo.

A dica que mostraremos hoje servirá para que você espere menos tempo na hora de desligar o Windows, para que o sistema encerre à força os processos que teimam em ficar abertos.

ATENÇÃO: este artigo mostrará como alterar valores do Registro do Windows. Lembre-se que o Registro do sistema é uma área extremamente perigosa. Portanto, tome muito cuidado e não faça nenhuma alteração diferente daquela que informamos, caso contrário seu Windows poderá ficar imprestável.

Segure a tecla com a bandeira do Windows e pressione “R”. Na pequena caixa que aparecerá, digite “regedit” (sem aspas). Em seguida, navegue pelas chaves da esquerda até encontrar a demonstrada abaixo:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control

Quando você entrar nessa chave, procure o valor “WaitToKillServiceTimeout”. Dê um duplo clique sobre esse valor e digite um número menor no campo “Dados do valor”. Considere que o número 1000 representa 1 segundo, 2000, dois segundos, e assim por diante.

O Windows 7 costuma ter um valor alto, como 14000 (14 segundos), o que pode ser extremamente irritante. Reduza-o para que o sistema não aguarde tanto tempo por uma resposta dos programas abertos.

Regedit

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.