Dicas do Windows 7: como usar o PSR

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como usar o PSR

O Windows 7 teve consertados os erros que seu antecessor possuía. Isso inclui a falta de determinados recursos, que poderiam — ou deveriam — estar presentes, mas não existiam no Windows Vista, ou qualquer versão anterior à sétima.

Uma ferramenta muito simples, mas que pode facilitar muito a vida do usuário que tiver qualquer tipo de problema, foi incluída no Windows 7. Trata-se do PSR, ou “Problem Step Recorder” (“Gravador de Passos para Reprodução de Problemas”).

O que é?

O PSR é um simples programa capaz de gravar tudo que você faz no PC. Por exemplo: digamos que você está abrindo um jogo e aparece uma mensagem de erro, dizendo que o jogo não pode ser executado por algum motivo.

Se você tentar resolver o problema e ele persistir, abra o PSR e grave os passos que você tomou para abrir o game. Isso facilita tanto a sua vida, como a da pessoa que você consultará para tentar resolver o problema.

PSR em ação.

Para que serve?

Nem sempre é necessário chamar um técnico ou incomodar um amigo para tirar suas dúvidas em relação ao computador, sistema operacional ou programas. O PSR grava os passos até a ocorrência do problema e depois o salva em um arquivo ZIP para que você envie para alguém que possa resolver - ou ajudar - o problema.

Como usar?

Não há segredo na utilização do PSR. Para abri-lo, abra o Menu Iniciar e digite “psr” (não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas). Em seguida, tecle Enter e o programa é aberto.

Quando você estiver pronto para refazer os passos e tentar ver novamente a mensagem de erro, clique no botão “Iniciar Gravação”. Em seguida, faça exatamente o que tinha feito e resultou em uma mensagem de erro.

Quando você clicar em “Parar Gravação”, é aberta a tela de salvamento para que o arquivo ZIP seja gravado no PC. O conteúdo do ZIP é somente um arquivo, que pode ser aberto em qualquer navegador de internet. A imagem abaixo mostra o resultado da gravação que fizemos para testar o programa. Perceba que o procedimento foi salvo e ficou muito bem explicado:

Página criada depois da gravação.

O PSR faz uma captura da tela do usuário toda vez em que os botões do mouse são clicados, o que facilita muito o trabalho de quem vai ajudar você a resolver o problema. No final do relatório de passos, há ainda um resumo em formato texto, para que você copie e possa enviar.

Não esqueça: use PSR sempre que precisar de ajuda de outras pessoas. Ele vai deixar mais fácil de resolver o problema, ou mesmo detectar em que momento você está cometendo algum erro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.