Dicas do Windows 7: conheça o Visualizador de Eventos

Aprenda o que é e como funciona esta ferramenta útil para a solução de problemas.
  • Visualizações19.944 visualizações
Por Allan Valin em 6 de Janeiro de 2010

O Visualizador de Eventos do Windows 7 ganhou uma função muito interessante, principalmente para administradores de sistema: o envio de emails sempre que um evento escolhido ocorre no computador. Porém, você muito se engana ao pensar que isso é automático. Pelo contrário, você precisa configurar evento por evento para receber seus logs via email.

No entanto, mandar emails não é a única função que pode ser adicionada. Quando um evento ocorre, também é possível exibir uma mensagem na tela do computador do incidente ou executar um determinado programa. Por exemplo, a mensagem “O PC vai explodir em 5 segundos!” pode ser exibida, ou o MSN iniciado (no caso de você estar em casa usando o programa e poder ver o computador do evento online).

Adição de tarefas em eventos

Antes de mais nada, você precisa abrir o Visualizador de Eventos e para isso deve digitar “visualizador de eventos” dentro do Menu Iniciar.

Iniciar

Com a janela aberta, escolha à esquerda o tipo de evento que deseja explorar. No centro você vê a lista de arquivos da pasta de logs selecionada e as propriedades do evento escolhido. Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o evento desejado e escolha “Anexar Tarefa a este Evento...”.

Nova tarefa

Com a janela “Criar uma Tarefa Básica” aberta, dê um nome e escreva uma descrição para o evento. Em seguida, basta avançar até a parte em que você define qual dentre os três tipos de ação será executado quando o evento ocorrer.

Tarefas

Ao escolher “Iniciar um programa”, procure pelo programa desejado (ou seu atalho) e avance.

Programa

Para “Enviar email”, preencha os campos requeridos e defina um servidor SMTP para enviar o email (também é possível anexar arquivos).

Email

Por fim, a mensagem exige somente um assunto e um texto.

Mensagem

Para encontrar eventos com maior facilidade é possível criar filtros de pesquisa. Para isso, clique sobre “Filtrar Log Atual...” ou “Criar Modo de Exibição” e, depois, escolher as opções que melhor satisfaçam suas necessidades.

Filtro

Você já conhecia o Visualizador de Eventos? Gostaria de ensinar a usar uma função não comentada neste artigo? Comente!



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!