Dicas do Windows 7: como alterar as imagens de usuário

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como alterar as imagens de usuário

Você com certeza já viu, e provavelmente até trocou, a imagem de usuário no seu computador. Essa imagem é – nada mais, nada menos – que a foto ou ilustração exibida junto a seu nome na tela de login do sistema, e no topo da coluna direita do Menu Windows.

A princípio você já pode personalizar essa imagem no momento da criação da conta de usuário, mas existem alguns truques que oferecem um pouco mais de liberdade para a função.

O básico

Alterando a imagem da conta de usuário

Para alterar a imagem que representa um determinado usuário, basta ir até o Painel de Controle, e acessar a área de Contas de Usuário. Depois de selecionar o usuário que você deseja alterar, clique em Alterar a imagem. Você é então levado a uma galeria de imagens fornecidas pela Microsoft para selecionar aquela que melhor combina com você, ou pode clicar no link Procurar mais imagens... para procurar em suas pastas por uma imagem diferente das presentes na galeria. Para completar a alteração, basta escolher a foto e clicar OK.

E se...

Galeria de imagens

Agora, percebe que para você usar uma imagem sua você precisa procurar nas pastas, processo nem sempre fácil, dependendo dos seus hábitos de organização? Mas nada tema, existe uma maneira de você deixar suas imagens favoritas permanentemente disponíveis na galera principal do Windows. Acompanhe:

Opções de pasta

O primeiro passo é garantir que você encontre a pasta onde estão armazenadas as imagens de usuário padrão. Para isso, abra o Menu Windows e clique em Computador. No canto superior esquerdo da janela existe um botão chamado Organizar. Ao clicar nele, um menu aparece e você deve ativar o comando Opções de pasta e pesquisa. No diálogo aberto, procure Pastas e arquivos ocultos, acione Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas e clique OK.

Caminho de diretórios até a pasta das imagens

Abra – no Windows Explorer – seu disco de sistema (normalmente a unidade C:) e procure a pasta ProgramData. Dentro deste diretório, acesse o caminho Microsoft\User Account Pictures. Nesta pasta existem dois arquivos bitmap (BMP) chamados user -a imagem padrão para usuários recém-criados - e guest - padrão para usuários não registrados e com acesso limitado ao computador. Caso você queira, pode alterar essas imagens, desde que os arquivos escolhidos sejam nomeados corretamente e tenham 128 x 128 pixel como dimensões.

Galeria de imagens padrão, com arquivos em JPG, GIF, BMP e PNG adicionados

Para incluir imagens na galeria de fotos padrão, o caminho é o mesmo, bastando apenas entrar na pasta Default Pictures, que está no mesmo diretório que as imagens user e guest. Novamente, as imagens devem medir 128 x 128 pixel, com um detalhe a mais: para que possam ser visualizadas corretamente na galeria, elas devem estar em BMP. Caso as imagens que você queira incluir na galeria estejam em outros formatos – também são suportados JPG, PNG e GIF – elas podem ser usadas como estão, mas deixam “espaços vazios” na galeria. Para facilitar a visualização delas na galeria, você pode convertê-las para BMP, usando o Photoshop, o GIMP ou outros programas mais simples, como o Photoscape.

Feito isso, basta voltar ao básico e escolher a imagem que melhor epresenta você para servir de “rosto” do seu usuário no Windows 7.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.