Windows 7: como aumentar a memória virtual

1 min de leitura
Imagem de: Windows 7: como aumentar a memória virtual

Memória virtual é um espaço reservado pelo disco rígido que funciona como a memória RAM quando esta se esgota. Tal espaço é denominado arquivo de paginação, e o mecanismo funciona como uma forma de estender a quantidade de memória para dados temporários utilizados pelos aplicativos em execução.

Neste tutorial do Baixaki, você vai ver como configurar e aumentar manualmente a quantidade de memória virtual por meio do Windows 7. Fique ligado, pois o processo todo é muito simples. Confira.

Faça você mesmo

Para começar, clique no botão Iniciar. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre “Computador” e em “Propriedades”.

No painel à esquerda, clique em “Configurações avançadas do sistema”.

Uma nova janela será aberta. Nela, na aba “Avançado”, clique no botão “Configurações” — há três iguais, clique naquele relacionado à área de desempenho.

Selecione a aba “Avançado” e repare na área “Memória virtual”, na parte de baixo da tela. Clique em “Alterar”.

Nesta nova janela, primeiro desmarque a caixa “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades” — é isso que vai dar a você a liberdade para escolher o espaço em disco que deve ser reservado para exercer a função da memória RAM. Logo abaixo, selecione o drive onde está instalado o seu sistema operacional.

Por último, selecione o botão “Tamanho personalizado” e especifique os tamanhos mínimo e máximo da memória virtual de acordo com a RAM disponível no seu computador. Com tudo certo, clique no botão “Definir” e depois em “OK”.

.....

Este foi mais um tutorial com dicas do Baixaki para o Windows 7. Esperamos ter ajudado e até a próxima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.