Windows 7: como bloquear o acesso a pastas e arquivos

Veja como controlar o que cada usuário pode fazer com as suas pastas no Windows 7.
  • Visualizações109.116 visualizações
Por Danilo Amoroso em 7 de Junho de 2012

Ter privacidade é muito importante, afinal, não é incomum precisar se afastar do computador e deixá-lo livre para que qualquer pessoa se sinta à vontade para mexer nele. Neste tutorial do Baixaki, você vai ver como não é nada difícil proteger suas pastas no Windows 7, recorrendo tanto a recursos nativos do sistema quanto a um programa terceiro. Confira.

Gerenciando permissões de pastas pelo próprio Windows

O Windows 7 permite que o administrador crie e gerencie várias contas para que diferentes pessoas usem o mesmo computador. Mais importante ainda é que ele pode bloquear pastas e impedir o acesso e a modificação do conteúdo de diretórios importantes.

Para controlar as permissões de acesso para uma pasta no Windows 7, clique com o botão direito do mouse sobre ela e, no menu de contexto que se revela, em “Propriedades”.

Windows 7: como bloquear o acesso a pastas e arquivos

Na janela que se abre, clique na aba “Segurança” e depois no botão “Editar”, ao lado de onde está escrito “Para alterar permissões, clique em Editar”.

Windows 7: como bloquear o acesso a pastas e arquivos

Uma nova janela vai abrir. Nela, em “Nomes de grupo ou de usuário”, selecione a conta a qual você quer gerenciar. Então, em “Permissões para”, logo abaixo, observe o que você pode permitir ou negar para cada conta no Windows computador: controle total, modificar, ler e executar, listar conteúdo da pasta, leitura, gravar e permissões especiais.

Basta você marcar a caixa de permitir ou negar ao lado da respectiva permissão. Em caso de dúvidas, você pode clicar no link “Saiba mais sobre permissões e controle de acesso” para abrir a ajuda do Windows já na página relacionada ao assunto.

Windows 7: como bloquear o acesso a pastas e arquivos

Clique em “Ok”. Uma caixa de diálogo vai confirmar a operação, e você deve clicar em “Sim”. Clique em “Ok” mais uma vez para sair das propriedades da pasta. A partir de agora, a conta especificada não poderá executar as ações que você determinou.

Use o Lock-a-Folder para colocar senhas nas suas pastas

Além de usar o recurso nativo do Windows 7 para controlar as permissões de acesso às suas pastas, você pode usar aplicativos terceiros para colocar senhas nelas. Um exemplo é o Lock-a-Folder, que é fácil de ser instalado e bastante leve.

Ao usar o Lock-a-Folder pela primeira vez, você será pedido para criar uma senha-mestra. Basta você digitá-la para abrir a janela principal do aplicativo.

Windows 7: como bloquear o acesso a pastas e arquivos

Então, clique em “Lock A Folder”, escolha a pasta que deve ser protegida com a senha recém-criada e pronto. Para desfazer a proteção, basta selecioná-la da lista e clicar em “Unlock Selected Folders”. Já para trocar a senha mestra, use a função “Change Master Password”.

Lock-a-Folder.

.....

Este foi mais um vídeo do Baixaki com dicas do Windows 7. Esperamos ter ajudado e até a próxima.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!