Dual boot: instale o Windows 7 sem abrir mão do XP ou Vista [vídeo]

Aprenda como adicionar o sistema operacional mais recente da Microsoft, sem deixar de lado os recursos disponíveis em suas versões anteriores.
  • Visualizações501.538 visualizações
Por Felipe Gugelmin em 2 de Agosto de 2011

Não há dúvidas quanto ao fato de que o Windows 7 é um verdadeiro sucesso mundial. Desde que o sistema operacional foi lançado, mais de 400 milhões de cópias do software já foram vendidas – número surpreendentes, e que só tende a aumentar até o lançamento do inevitável Windows 8.

Mesmo com toda essa qualidade, ainda há quem resista a migrar para o produto. Seja por querer manter a compatibilidade com programas antigos ou por desconhecimento dos recursos disponíveis no Windows 7, muitos usuários preferem manter na máquinas versões XP ou Vista do sistema operacional – algo perigoso, já que tais softwares dispõem de um suporte de segurança cada vez menos abrangente.

Neste artigo, ensinamos como instalar o Windows 7 em um computador que possui um sistema operacional anterior, sem que isso o elimine da máquina. Assim, será possível escolher qual a melhor plataforma a utilizar, mantendo a compatibilidade com softwares antigos e permitindo ao usuário testar a versão mais recente do produto antes de adotá-la com exclusividade.

Primeiro passo: particione o disco rígido

Dual boot: instale o Windows 7 sem abrir mão do XP ou Vista [vídeo]Para manter a integridade do sistema operacional já instalado, é preciso criar uma nova divisão do disco rígido, local onde o Windows 7 será instalado. Os métodos variam, principalmente devido às características próprias de cada software: enquanto o Vista conta com um sistema de particionamento integrado, o XP não dispõe desse recurso.

No artigo Como criar partições no HD, você obtém informações completas relacionadas à divisão das unidades de disco presentes na máquina. Certifique-se de ler todas as informações atentamente e seguir à risca os passos apresentados, assim evitando qualquer problema durante a instalação do novo software.

Certifique-se de que a nova partição possui ao menos 20 GB de espaço disponível, evitando assim que o Windows 7 tenha problemas durante a instalação (o espaço mínimo requerido é de 16 GB, dependendo da versão utilizada). Assim que finalizar o processo, siga para a próxima etapa.

Segundo passo: instalando o Windows 7

Para iniciar a instalação do Windows 7, insira o disco com o sistema operacional no drive de leitura de DVDs e reinicie a máquina. É importante que o boot via CD/DVD esteja habilitado na BIOS (processo feito pela opção “Setup”, ao ligar o computador). Caso não tenha certeza se o recurso está ligado, não se preocupe: a maioria dos PCs vem com a opção ativada como padrão.

Após passar pela janela inicial e aceitar os termos do contrato apresentado pela Microsoft, surge a hora de escolher a forma como o sistema operacional será adicionado. Selecione a opção “Personalizada (avançada)” para decidir por si próprio em qual unidade de disco o produto ficará localizado.

Dual boot: instale o Windows 7 sem abrir mão do XP ou Vista [vídeo]

Para ter o Windows 7 em dual boot com o XP, basta selecionar a partição vazia do disco rígido e prosseguir normalmente com a instalação. O processo leva alguns minutos, e será preciso reiniciar a máquina algumas vezes antes de usar o sistema operacional.

Terminada a instalação, basta reiniciar normalmente a máquina para que surja uma nova tela de boot, em que é possível optar pelo software que deverá ser utilizado. Assim, é possível aproveitar os recursos exclusivos do Windows 7, ao mesmo tempo em que se mantém as configurações e compatibilidades do antigo produto da Microsoft.

Como remover o dual boot

Caso tenha decidido usar somente uma versão do Windows, é preciso remover o dual boot da máquina antes de formatar a unidade de disco na qual o sistema operacional indesejado está instalado.

Pré-requisitos

- EasyBCD

Dual boot: instale o Windows 7 sem abrir mão do XP ou Vista [vídeo]Como usar o EasyBCD

Após instalar o EasyBCD no computador, siga os passos abaixo para eliminar o dual boot ao iniciar a máquina:

1) Selecione a opção “Edit Boot Menu”;

2) Escolha qual o sistema operacional que deve ser removido e clique em “Delete”;

3) Na tela de confirmação, clique em “Sim” para prosseguir;

4) Finalizado o processo, clique em “Save Settings” e reinicie o computador para confirmar que o dual boot do computador foi eliminado.

Eliminando o sistema operacional

Após remover o dual boot do computador, há várias maneiras de remover o sistema operacional indesejado. Caso tenha optado pelo uso do Windows 7, basta formatar a partição do disco rígido onde a versão XP está instalada – clique aqui para conferir um artigo com todas as etapas necessárias para realizar tal processo.

Caso a intenção seja realizar esse processo no Windows XP ou formatar completamente o computador, confira o artigo “Como formatar o Windows”. Além de ensinar a deixar o sistema operacional com as especificações de fábrica, o texto dá dicas úteis sobre como realizar o backup de arquivos e drivers, oferecendo várias dicas sobre como proceder após o fim da instalação.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!