4 programinhas para personalizar o Windows 7 Starter Edition e Home Basic

6 min de leitura
Imagem de: 4 programinhas para personalizar o Windows 7 Starter Edition e Home Basic

Quem possui a versão Starter ou a Home Basic do Windows 7 já deve ter se deparado com alguns limites impostos por essas edições do sistema operacional. Em relação à aparência da tela, uma das impossibilidades mais significativas é o fato de o usuário não poder utilizar temas na Área de trabalho – como é possível nos demais lançamentos – e ser obrigado a escolher apenas um wallpaper para enfeitar o desktop.

As limitações vão muito além de personalizações. Se começássemos a falar sobre os recursos que essas versões não suportam, a lista gerada seria bem grandinha. Porém, a intenção neste artigo é oferecer algumas alternativas para os usuários que gostariam de mudar um pouco a aparência do computador, mas que não conseguem ir muito longe devido às impossibilidades apresentadas pelos sistemas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Grande parte das máquinas que utilizam o Windows 7 Starter e Home Basic são notebooks e netbooks com uma configuração mediana, já que essas versões são mais leves. Tendo isso em mente, a intenção não é recomendar aplicativos que deixem o sistema lento, mas oferecer alternativas para embelezar a aparência e, ainda assim, manter o bom desempenho do seu computador.

Faça você mesmo

A seguir, são apresentados os quatro programas escolhidas para lhe ajudar a aperfeiçoar a aparência do Starter e do Home Basic. A especialidade do primeiro software é a aplicação de temas para a Área de trabalho, funcionalidade originalmente não permitida pelas duas versões. Os outros aplicativos da lista são mais específicos e trabalham diretamente com a cor das janelas. Confira cada uma breve descrição e um rápido tutorial para cada um deles.

Oceanis Change Background

Nas versões do Windows 7 mais recheadas de recursos – da Home Premium em diante –, o usuário não só pode definir a exibição de diversos wallpapers como pode escolher a temporalidade deles. No Starter Edition e no Home Basic, isso não acontece. Pelo menos não originalmente.

Assim como o aplicativo anterior, o Oceanis Change Background permite que os usuários das versões menos desenvolvidas do Windows 7 apliquem a ferramenta de temas para a Área de trabalho. Com isso, é possível utilizar vários wallpapers alternados de acordo com um período de tempo estipulado pelo usuário. Siga as instruções abaixo para saber como fazer:

1.    Primeiramente, faça o download do Oceanis Change Background;

2.    Ao ser finalizado o download, encontre o arquivo originado que se encontra em formato ZIP ou RAR;

3.    Clique com o botão direito do mouse sobre o item e selecione a opção “Extrair aqui”;

AmpliarExtraia os arquivos contidos no arquivo

4.    Em seguida, é mostrado o arquivo executável do Oceanis Change Background. Dê um duplo clique sobre ele para que a instalação seja iniciada;

5.    Siga as instruções exibidas nas telas do programa, e, assim que o processo estiver completo, reinicie o seu computador, a fim de aplicar as alterações originadas pelo aplicativo;

6.    Quando o computador for religado, não se assuste! Uma nova tela é mostrada, na qual é exibido um quadrinho com algumas instruções relacionadas ao programa;

AmpliarQuadrinho exibido após a reinicialização do sistema (Fonte da imagem: Divulgação/Brink)

7.    Agora, basta executar novamente o arquivo executável do Oceanis Change Background para que a função “Personalizar” seja inserida no menu de contexto do sistema;

8.    Clique com o botão direito do mouse sobre qualquer área livre do desktop e selecione a opção “Personalizar”;

AmpliarTela de edição principal do Oceanis Change Background

9.    A partir dessa tela, você escolhe uma ou mais imagens para aparecerem no plano de fundo do seu desktop e define a quantidade de tempo pela qual cada uma será exibida.

Aero Patch W7Starter and Basic

Os usuários das versões Starter Edition e Home Basic do Windows 7 provavelmente já devem ter reparado que o acesso à função responsável pela personalização do computador, como o papel de parede da Área de trabalho, é bem complicado e quase inexistente. Isso acontece porque, ao contrário das demais versões, essas duas não mostram a função “Personalizar” habilitada e com atalho no menu de contexto do desktop.

Porém, existem programas que resolvem esse pequeno contratempo. O Aero Patch W7Starter and Basic é um aplicativo que desempenha justamente essa função. Ele habilita a tela “Personalizar” do Starter e do Home Basic, permitindo que você utilize temas e ainda determine a duração de tempo pela qual cada wallpaper será exibido. Além disso, ele ainda possibilita a aplicação do efeito Aero (transparência) nas janelas que estiverem abertas.

Para saber como proceder com o programa, siga os passos mostrados abaixo:

1.    Após fazer o download do Aero Patch W7Starter and Basic, execute o arquivo baixado;

2.    Em seguida, o programa mostra uma tela de confirmação. Clique em “Ok” para prosseguir com a instalação;

Clique em "Ok" para confirmar

3.    Reinicie o computador para que as alterações relacionadas à transparência da tela e à aplicação de temas para a Área de trabalho sejam habilitadas;

4.    Clique com o botão direito do mouse sobre uma área livre do desktop e selecione a opção “Personalizar”;

5.    Para voltar à configuração original do seu computador, basta executar o aplicativo novamente. Em vez de instalar novamente, o Aero Patch W7Starter and Basic prossegue a desinstalação do programa.

Personalization Panel

Se você, usuário de Starter ou Basic, não se preocupa tanto com a impossibilidade de colocar vários papéis de parede no estilo slideshow, mas se incomoda mais com a interface extremamente simples das janelas apresentadas nessas versões, este programa pode dar nova vida ao seu sistema operacional.

O Personalization Panel é um programa que reabilita o acesso à tela de personalização da interface, que não aparece facilmente para os usuários que utilizam o Starter Edition ou o Home Basic. Este aplicativo não vai fazer com que você utilize vários wallpapers ou permitir que você escolha a temporalidade dos papéis de parede. Porém, a customização da aparência das janelas, ele garante. Você pode escolher a cor e o tom exato que preferir.

Saiba como trabalhar com o aplicativo:

1.    Após fazer o download, execute o arquivo originado;

2.    A princípio, não é preciso reiniciar o sistema para que as alterações sejam aplicadas. Porém, se isso foi requerido pelo programa, execute a reinicialização do seu computador;

3.    Para acessar as configurações agora permitidas pelo Personalization Panel, basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma parte livre da Área de trabalho e selecionar o item “Personalizar”;

Ampliar

4.    Em seguida, é mostrada uma tela a partir da qual é possível personalizar o plano de fundo (“Background”) e as cores do Windows;

5.    Faça as alterações que desejar e confirme as mudanças ao terminar de customizar os itens disponíveis.

Windows 7 Home Basic Color Changer

A especialidade do Windows 7 Home Basic Color Changer não é a liberação da função papel de parede estilo slideshow, nem a configuração de tempo para cada um ser exibido. Assim como o Personalization Panel, este aplicativo é focado nas personalizações voltadas para a aparência das janelas.

Além de possibilitar uma enorme variedade de cores para que isso seja feito, o Windows 7 Home Basic Color Changer também insere a função “Personalizar” no menu do contexto da Área de trabalho, pequena janela que é mostrada quando o usuário clica com o botão direito do mouse sobre uma parte livre do desktop.

Outra vantagem deste programa é o fato de ele não precisar ser instalado no seu computador para ser utilizado de forma completa. Basta dar um duplo clique sobre o arquivo executável originado pelo download e as funções são abertas instantaneamente. Essa característica facilita o uso e a aplicação do software, que pode ser carregado em um pendrive, a fim de ser aplicado em outras máquinas.

Apesar de o Windows 7 Home Basic Color Changer ser fácil de usar, confira as instruções a seguir, caso encontre alguma dificuldade:

1.    Após o download ser finalizado, clique duas vezes sobre o arquivo executável originado;

2.    Quando a tela de edição do Windows 7 Home Basic Color Changer for aberta, clique em “Change Color”, a fim de mudar a cor das janelas;

3.    Para mexer com a intensidade da cor, trabalhe com a barra “Color intensity” ou com a caixa localizada ao lado dessa função;

4.    Clique em “Apply” depois de ter feito todas as configurações, a fim de aplicar ao sistema as mudanças realizadas a partir do aplicativo.

.....

Usuários de Windows 7 Starter Edition ou Home Basic: após aplicar os efeitos proporcionados pelos programas listados neste rápido tutorial, que tal nos contar o que você achou dos resultados obtidos? Você gostou da aparência do seu computador? O que mais você gostaria de mudar? Comente na caixa de texto a seguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.