Windows 10: como criar uma unidade de recuperação usando um pendrive

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como criar uma unidade de recuperação usando um pendrive

Ferramentas que possibilitam a criação de recursos de recuperação acompanham por tradição as recentes versões do Windows. Fato é que, através de um pendrive, uma unidade de recuperação pode ser criada, o que vem a calhar quando o SO, por um motivo qualquer, não pode ser iniciado.

Neste tutorial, você vai aprender a forjar uma solução para a restauração do Windows 10. Além do reparo de eventuais problemas apresentados pelo computador durante a inicialização, até mesmo a reinstalação integral do software pode ser feita por meio da criação da unidade de recuperação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Antes, porém, de seguirmos rumo ao backup, algumas condições têm de ser observadas:

  • O pendrive no qual a unidade de recuperação será criada tem de ter ao menos 8 GB disponíveis.
  • Unidades preparadas para versões de 32 bits não podem ser usadas para reparar sistemas que rodam em 64 bits e vice-versa.

Visto isso, vamos então ao processo para criação de um pendrive de backup.

Faça o backup em um pendrive

Digite “Criar ponto de restauração” na caixa de pesquisas do sistema para iniciar a configuração. Outra forma de se acessar o recurso é escrever “Painel de controle” também junto do mecanismo de buscas do Windows 10.

Se você optar por ativar a ferramenta pelo Painel de controle, a opção “Recuperação” terá então de ser selecionada. Concedidas as permissões de administrador, uma nova janela será aberta. Selecione o link “Criar uma unidade de recuperação” e conceda à ação suas permissões de administrador.

Marque a caixa “Faça backup dos arquivos do sistema na unidade de recuperação” para que seus documentos não sejam perdidos e aguarde a conclusão da solicitação.

Atenção: ao menos 8 GB deverão estar disponíveis em seu pendrive para a formatação da unidade; o backup vai também apagar todos os dados da unidade USB.

Verificadas as condições, selecione o pendrive ou unidade de armazenamento alternativa (como um HD externo) que deverá servir como destino ao backup e clique em “Avançar”. 

Por fim, dê o comando “Criar” e aguarde pela finalização do processo, que deve durar alguns minutos.

Não foi possível criar a unidade?

Se a mensagem “Não foi possível criar uma unidade de recuperação” aparecer, verifique as permissões do pendrive e certifique-se de que ele não está protegido contra cópias. Reinicie seu PC e execute o procedimento listado acima novamente.

...

Quais ferramentas nativas do Windows você usa para fazer backups e recuperação do sistema? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.