Mão na roda: faça login automático no Windows 10 ao iniciá-lo

1 min de leitura
Imagem de: Mão na roda: faça login automático no Windows 10 ao iniciá-lo

A possibilidade de se criar interfaces dedicadas a usuários alternativos à conta de administrador é uma das funções que atribui dinamicidade ao Windows 10. Significa, grosso modo, que uma família pode utilizar um mesmo computador, modificando apenas o nome da máquina durante o processo de login.

É claro que as preferências de cada usuário podem ser protegidas por meio de senha. Mas e se você é a única pessoa que usa o PC? Pode ser desnecessário, assim, informar seu código de segurança toda vez que o software é iniciado. Neste tutorial, você vai aprender a gerenciar as contas de usuário para eliminar a necessidade de se informar senha no momento em que a máquina é ligada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Simples e rápido

Em seu Windows 10, digite o comando “netplwiz”, sem aspas, na caixa de pesquisas do sistema (que ativa também a assistente pessoal Cortana). Clique sobre a opção “executar comando”. Note que a janela “Contas de Usuário” será aberta.

Certifique-se de estar logado junto da conta de administrador e passe, então, a gerenciar as preferências de segurança dos usuários. Clique sobre o nome do perfil que terá o recurso de senha desativado e desmarque a caixa “os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador”.

Finalize a ação em “Aplicar” e “OK”! Da próxima vez em que seu PC for iniciado, senha alguma será solicitada. Para que a exigência pelo informe do código de segurança passe a ser novamente feita, repita o procedimento listado acima, mas ative a opção “os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador”.

Nota: se sua conta Microsoft foi usada para a ativação do sistema, a senha para desbloqueio do Windows 10 será a mesma solicitada por serviços como Outlook. Deseja alterar o código de segurança? Digite "netplwiz" na caixa de pesquisas e, na interface aberta, clique sobre "Redefinir senha". Pronto.

Você costuma dividir seu PC com outras pessoas? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.