Windows 10 compartilha suas senhas de WiFi com seus contatos por padrão

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10 compartilha suas senhas de WiFi com seus contatos por padrão
Imagem: BidnessETC

Por mais que o Windows 10 tenha recursos interessantes para os usuários de computadores, o fato é que nem todas as novidades do sistema operacional da Microsoft vêm completamente livres de motivos de preocupação – como falamos no texto neste link. Agora, alguns usuários da nova versão do SO notaram que uma das ferramentas do software compartilha suas senhas salvas de redes WiFi com todos os seus amigos no Facebook, Skype e contatos no Outlook.

Com o nome Wi-Fi Sense, o mecanismo responsável por isso já existia no Windows 8.1 e no Windows Phone, mas passou a ser ativado por padrão quando foi adicionado a uma das versões prévias do Windows 10. Na prática, a ferramenta envia suas senhas encriptadas – elas não aparecerão na forma de texto simples – para os seus contatos, que a partir de então poderão se conectar automaticamente às mesmas redes WiFi que você.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema não é propriamente a existência do Wi-Fi Sense, mas sim o fato dele ser ativado por padrão no Windows 10. Por esse motivo, a maioria dos usuários sequer se dará conta de que o compartilhamento de senhas está acontecendo. Como resultado, isso não somente permitirá que aquele vizinho incômodo que te adicionou no Facebook conseguira acessar sua internet sem dificuldade, mas também representa uma grande brecha de segurança.

Portas abertas

Ainda que as senhas compartilhadas sejam encriptadas, é fato que elas permanecem armazenadas em algum lugar dos dispositivos – e, portanto, podem estar à mercê de hackers habilidosos. Além disso, bastaria que um invasor ganhasse acesso ao perfil do Facebook daquela sua tia que não entende muito de internet para que ele rapidamente obtivesse acesso ao WiFi da sua casa e até mesmo da empresa onde você trabalha. Os riscos são grandes.

Para evitar que as suas senhas de redes sem fios sejam compartilhadas automaticamente, vá para a página de Configurações do Windows 10, clique em Wi-Fi, selecione Wi-Fi Sense e escolha a opção desativar. Caso você queira tomar precauções extras, siga para Configurações, Wi-Fi, Configurações de Rede, Gerenciar configurações de Wi-Fi e desmarque basicamente todas as caixas que puder ver.

------

Atualização: após a publicação deste texto, a Microsoft entrou em contato com o TecMundo e, por meio de um comunicado oficial, passou seu posicionamento a respeito das questões levantadas sobre o WiFi Sense. Confira a seguir a declaração da empresa:

"O sensor de Wi-fi oferece escolhas e benefícios aos usuários. Ele não revela senhas, não permite que amigos compartilhem seu Wi-fi com outros amigos nem coloca informações pessoais do usuário em risco", pontuou a companhia.

Se você ainda não tem  o Windows 10 e deseja adquirir a nova versão do sistema operacional não perca tempo e clique aqui para comprá-lo diretamente no site da Microsoft.

O que você acha do Windows 10 compartilhar a senha do seu WiFi com seus amigos no Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.