Windows 10: confira cinco dicas rápidas para aproveitar as novidades

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10: confira cinco dicas rápidas para aproveitar as novidades

Celebrai, amantes da tecnologia: o Windows 10 finalmente chegou! Depois de vários meses de novidades e testes, os usuários podem finalmente baixar e aproveitar  todas as funcionalidades do novo sistema operacional da Microsoft.

No entanto, se você é um dos usuários que estão mergulhando pela primeira vez nesse oceano de informações, separamos aqui no TecMundo algumas dicas rápidas para você conhecer melhor o que o Windows 10 está trazendo de novo para o seu computador. Que tal aproveitar cada uma delas a seguir?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Habilite a Cortana e aproveite a rapidez da voz

Quem se sente confortável com a língua inglesa pode habilitar a assistente de voz Cortana e usar os comandos de voz nesse idioma para agilizar as suas atividades. Você pode ativá-la na seção de pesquisa, na parte inferior esquerda da barra de tarefas. Basta selecionar o pequeno ícone de notebook nesta seção, clicar nas configurações e habilitar a função.

Logo em seguida, você pode se comunicar com a assistente falando “Hey Cortana” em um microfone. Vale lembrar que ela entenderá a língua portuguesa a partir de 2016, então você já pode se acostumar com a função desde já.

Programe as atualizações

As atualizações do Windows 10 são obrigatórias, mas é possível "atrasá-las" por até seis dias. Você pode calibrar essa opção no menu de configuração, selecionando a aba de “atualizações” e seguindo para o menu “atualizações do Windows”.

Lá você poderá verificar quais atualizações estão disponíveis, bem como agendar quando você baixará e reiniciará o computador para colocá-las na ativa.

Baixe as atualizações por meio de P2P

Parece estranho, mas você pode fazer o download das atualizações por meio da famosa tecnologia “peer-to-peer”. Seguindo os mesmos passos da dica anterior, siga para as “configurações avançadas” e selecione a opção “escolha como baixar as atualizações”.

Nesse menu você poderá escolher a fonte dos arquivos para a sua atualização. Em vez de baixar de um servidor central, o seu computador fará o processo de vários lugares, agilizando o processo.

Aproveite as notificações do Windows 10

Se você fica sempre ligado nas notificações do seu celular ou tablet, saiba que o novo sistema operacional está com um sistema muito parecido agora: o Action Center.

Você pode acessar o centro de ações na barra inferior direita da tela. Nela, é possível gerenciar as notificações recebidas, conectar em um VPN ou ainda trocar o sistema para o Modo Tablet.

Além disso, você pode filtrar quais notificações você receberá nessa ala. Para isso, siga ao menu de configurações, selecionando a aba “Sistema” e seguindo para “Notificações e Ações”.

Habilite o Modo Tablet

Você pode habilitar a possibilidade de usar o seu notebook como um verdadeiro tablet no Windows 10. No mesmo menu da dica anterior, o modo faz a mágica acontecer com a interface especial para a tela portátil.

Vale lembrar que já podemos baixar e instalar desde já o novo sistema operacional por meio de um CD ou de um pendrive. Se você é usuário do Windows 7, aqui mesmo no TecMundo você encontra como atualizar para o Windows 10 e aproveitar todas as novidades da Microsoft.

***

E aí, curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Windows 10 ou qualquer produto da Microsoft e baixar na hora direto da Microsoft Store? Clique aqui e conheça já! 

Imagem: Microsoft 365
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft 365

O Office 365 agora é Microsoft 365! O pacote ainda inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.