Windows 10: como trocar a cor do Menu Iniciar e personalizar suas tiles

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como trocar a cor do Menu Iniciar e personalizar suas tiles

O Menu Iniciar foi aposentado pelo Windows 8. Agora, o novo sistema operacional da Microsoft não apenas resgatou o tão querido recurso como também atribuiu à ferramenta diversos atributos funcionais e estéticos novos. É possível, por exemplo, adicionar atalhos em forma de miniaturas (tiles) a partir de alguns poucos cliques.

Montar “ladrilhos” e alterar o tamanho e cor das janelas são também opções às quais usuários do Windows 10 têm acesso. Neste tutorial, você vai aprender a deixar o Menu Iniciar do seu jeito. Quer saber mais sobre o Windows 10? Clique aqui e confira 16 novidades do sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Do seu jeito

O acesso ao Menu Iniciar pode ser feito por meio da tecla “Windows” ou através de um clique sobre o ícone do sistema. Quando aberto, o recurso exibe as principais escolhas do usuário (aplicativos como Clima, Esportes, Email, Notícias e outros são listados em categorias). Gerenciar a disposição dos programas é fácil. Veja só:

Todos os softwares instalados em seu computador são exibidos pela coluna da esquerda do Menu Iniciar. Clique e segure sobre seus apps favoritos e os arraste para a direita. Para redimensionar a janela, dê um toque com o botão direito do mouse sobre o aplicativo e consulte as opções de “Redimensionar”.

Para renomear os grupos de aplicativos, basta que um duplo clique seja dado sobre os títulos. A remoção de um programa do Menu Iniciar pode ser feita a partir também de um clique com o botão direito e outro em “Desfixar do Início” – o comando para a desinstalação do software é também exibido.

Altere a cor do Menu Iniciar

Acesse as “Configurações” em Menu Iniciar e então abra as opções de “Personalização”. Cores e imagens da tela de bloqueio, da tela de fundo e da Barra Iniciar podem ser gerenciadas a partir destes botões. Em “Cores”, a personalização completa de seu sistema pode ser feita. Sugerimos que as seguintes chaves sejam ativadas:

“Mostrar cor em Iniciar, na barra de tarefas e na Central de Ações” e “Deixar o menu Iniciar, a Barra de Tarefas e a Central de Ações transparentes”. Fundos sólidos, troca de cores automática ou imagens estáticas podem ser definidas como padrão estético, naturalmente.

...

Quais são as suas dicas para a personalização de um sistema operacional? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.