Antigos apps estilo 'Metro' agora se chamam apenas 'Windows Apps'

1 min de leitura
Imagem de: Antigos apps estilo 'Metro' agora se chamam apenas 'Windows Apps'
Imagem: Blogging Windows

A Microsoft tem uma curiosa tradição de mudar o nome de seus produtos sempre que o público começa a se acostumar com eles. A marca “Surface” originalmente pertencia àquela mesa digital da empresa e, há alguns anos, foi para a linha de tablets. Hoje, a empresa resolveu fazer mais uma sessão de mudanças de nomes, e agora aqueles apps que você conhecia como “Metro apps” se chamam “Windows Apps”.

Na verdade, o nome “Metro” foi abandonado há um bom tempo. A empresa teve problemas legais com essa marca e resolveu chamar esse estilo de design de software de “Windows 8 apps” e depois de “Modern apps”. Tivemos ainda uma marca que durou pouco, o “Windows Store Apps”. Até agora, entretanto, o nome oficial era “Universal Apps”, mas a Microsoft resolveu mudar o isso novamente. Dessa vez, é para ser definitivo. Será?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Simplificando

De qualquer maneira, esse novo nome é realmente uma simplificação. Agora, a empresa vai chamar esses apps que funcionam em todas as suas plataformas (smartphones, tablets, PCs e Xbox) apenas de “Windows Apps” para dar essa ideia de que tudo o que roda o Windows pode rodar esses apps.

O problema é que aqueles programas que sempre funcionaram na Área de trabalho eram conhecidos por “Windows programs” ou “programas para Windows”, o que pode gerar um pouco de confusão inicialmente. Ainda assim, é possível enxergar essa estratégia como algo que visa um bem maior.

Com tudo isso, os programas para desktop vão se chamar apenas “desktop apps”. Os novos nomes foram anunciados em uma conferência para desenvolvedores organizada pela Microsoft nesta semana. Você pode conferir o vídeo inteiro da última sessão aqui

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.