Windows 10: aprenda a ativar o modo tablet e saiba qual é a sua utilidade

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10: aprenda a ativar o modo tablet e saiba qual é a sua utilidade

O Windows 8 recebeu inúmeras críticas por ser claramente voltado aos dispositivos dotados de telas sensíveis ao toque, como tablets e notebooks híbridos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tudo indica que a Microsoft tentou criar uma tendência no mercado, desenvolvendo uma forte demanda para esse tipo de aparelho eletrônico – o tiro, contudo, acabou saindo pela culatra.

A empresa aprendeu com seus erros e resolveu projetar o Windows 10 de uma forma bem inteligente: o novo sistema operacional é capaz de alternar entre duas interfaces distintas, sendo uma apropriada para computadores tradicionais (ou seja, com mouse e teclado) e outra específica para dispositivos que possam ser controlados com gestos no display.

Tal recurso foi batizado como “Continuum”, ainda que ele seja popularmente chamado por diversos outros nomes pelos internautas – como “modo tablet” e derivados. Se você já está usando o Technical Preview do Windows 10, já tem acesso à funcionalidade. Através deste artigo, você vai aprender quais são as vantagens do sistema Continuum e como alternar entre as duas interfaces de acordo com sua necessidade.

Quais são as vantagens do modo tablet?

As diferenças entre o modo tablet e modo computador no sistema Continuum são bem simples. Na primeira interface, os aplicativos do Windows 10 (aqueles baixados através da Windows Store) são executados sempre em tela cheia, assim como ocorria no Windows 8 e no Windows 8.1. O menu Iniciar também se apresenta em tela cheia, lembrando muito a Tela Inicial das versões anteriores do sistema operacional.

Quem já usou um tablet ou híbrido sabe que essa interface é muito mais agradável para touchscreens em comparação com a tradicional. Os apps em tela cheia lhe permitem manter o foco em uma única tarefa de cada vez. Em contrapartida, o layout de janelas redimensionáveis é mais interessante com o clássico conjunto de mouse e teclado – afinal, no computador, temos o costume de manter vários programas abertos ao mesmo tempo e alternar continuamente entre eles.

E é por isso que o sistema Continuum pode ser considerado um dos maiores trunfos do Windows 10: ele se adapta perfeitamente a dois perfis de usuários distintos, agradando tanto aos consumidores mais “modernos” que se acostumaram a utilizar tablets rotineiramente quanto os clientes “conservadores” que ainda não conseguem dispensar o mouse e o teclado.

Como ativar

É muito fácil usar o sistema Continuum. Se você utiliza um aparelho híbrido, o Windows 10 emite uma notificação no canto inferior direito da tela sempre que você retira ou conecta o teclado do gadget. Tal notificação sugere que você alterne, respectivamente, para o modo tablet ou modo computador. Basta clicar em “Sim” para aceitar a sugestão e realizar a conversão, que é instantânea.

Se você deseja alternar manualmente entre os dois layouts, basta abrir a central de notificações (“Notifications”) e clicar no botão “Tablet mode”, assim como exemplificado na imagem acima. Vale observar que o Continuum só está disponível na Build 9926 do Windows 10 Technical Preview, a mais recente disponibilizada pela Microsoft. Caso ainda não tenha instalado o SO em seu PC e esteja interessado em testá-lo, clique aqui para fazer o download.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.