Nova Build do Windows 10 traz mudanças em ícones e menus

2 min de leitura
Imagem de: Nova Build do Windows 10 traz mudanças em ícones e menus

O Windows 10 Technical Preview acaba de ganhar uma atualização e chegou à Build 9879. Com a nova versão, o sistema operacional trouxe algumas mudanças bem interessantes e já mostra que a Microsoft está realmente desenhando um novo sistema — não sendo somente uma pequena modificação para o Windows 8.1. A atualização acontece de uma maneira automática e não exige novos downloads para quem já possui o TP instalado.

Em diversos momentos, é possível ver que o layout do sistema operacional está ficando mais plano — seguindo a tendência que já era esperada desde o anúncio do Windows 10. Os ícones de pastas são uma das provas mais visíveis disso, pois mostram um design bem planificado e um pouco mais angulado do que os anteriores. Dentro das pastas, outros atalhos oficiais também demonstram os mesmos traços.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como relata o site Extreme Tech, também é bem possível perceber que as animações para abertura, fechamento e minimização das janelas ficaram um pouco mais suaves — retirando o caráter incômodo que estava sendo criticado anteriormente. Vale dizer que há grandes possibilidades de que vejamos mais animações em outros setores do Windows 10 nos próximos lançamentos.

Novos menus

Outra novidade que chegou com a atualização está no botão de Menu. Substituindo as Charm Bars, ele permite que os consumidores acessem configurações rapidamente e também modifiquem diversos detalhes dos atalhos da Tela Iniciar — os Live Tiles, que montam o que já foi conhecido como “interface Metro”. É também nas janelas de configurações que estão as mudanças de padrões de rede, não havendo mais a limitação à barra lateral.

Ainda em relação a atalhos e menus, os usuários agora podem retirar ícones de busca e Barra de tarefas por meio de rápidos comandos. O botão de buscas era fixo até a última versão, mas agora é possível retirá-lo por meio dos menus de contexto do próprio Windows — como você sempre esteve acostumado a fazer no seu computador com sistema da Microsoft.

Recursos inéditos?

Na nova Build, os documentos e arquivos salvos no OneDrive são sincronizados automaticamente — não sendo mais necessário ordenar quais deles devem ou não ficar disponíveis nos diferentes pontos de acesso. Apesar de isso facilitar bastante o acesso em diversos momentos, é bom lembrar que o processo pode demandar muita banda de internet e deve ter alterações na próxima versão.

A ferramenta de Limpeza de Disco ganhou uma nova e interessante funcionalidade. A partir de agora, é possível comprimir o próprio sistema, economizando espaço e otimizando a realização de diversas tarefas. Como o Extreme Tech disse, ainda não há dados que mostrem como isso está sendo feito, mas é preciso dizer que o recurso deve ser excelente para aparelhos com menor capacidade de armazenamento — como smartphones e tablets.

.....

Como você pode notar, o Windows 10 está em constante modificação e aos poucos vai se adequando a tudo que a Microsoft espera para ele no próximo ano. Em breve, novas Builds devem ser lançadas para oferecer ainda mais mudanças aos consumidores, e em 2015 teremos as versões estáveis. Quais são as suas expectativas para o sistema operacional?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.