Por que o novo sistema da Microsoft se chama Windows 10? [rumor]

1 min de leitura
Imagem de: Por que o novo sistema da Microsoft se chama Windows 10? [rumor]

Windows 10 é o nome do novo sistema operacional da Microsoft, já sabemos – baixar a versão de testes do software é também possível (faça o download agora mesmo). Mas, afinal, por que a sequência numérica das versões do programa foi quebrada pela empresa fundada por Bill Gates? Acontece que a atualização do SO “pula” o que seria lógico se chamar de “Windows 9” – o Windows 8 é o sistema que precede o Windows 10.

E quem pode explicar essa aparente mudança ousada no popular software Windows é um usuário do fórum Reddit. Sob o nome de “cranbourne”, o internauta diz ser um desenvolvedor da Microsoft. Em sua postagem, o programador afirma que várias aplicações e programas de terceira parte (softwares que não são desenvolvidos pela Microsoft) têm em seu código fonte referências aos sistemas Windows 95 e Windows 98.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como assim?

Explicamos. Uma das formas mais rápidas de se descobrir qual versão do sistema operacional está sendo executada por uma máquina é simplesmente ler a primeira linha do código do software. Para que os desenvolvedores não precisassem, assim, digitar sempre os numerais “95” e “98” (que se referem, naturalmente, às antigas versões do Windows), somente o valor “9” era escrito – um símbolo ocupou então o lugar do segundo número (fosse ele “5” ou “8”).

Em outras palavras, os programadores de aplicações teriam encontrado uma solução pragmática ao desenvolvimento de suas extensões. Isso significa que o código “Windows 9x” consiste apenas em uma ferramenta de padronização dos códigos que fazem referência aos sistemas operacionais Windows 95 e Windows 98.

Compatibilidade

Para que quaisquer problemas de compatibilidade entre softwares e versão do Windows fossem evitados, a Microsoft teria então nomeado a nova versão de seu SO de Windows 10. Importante mencionar que confirmação oficial alguma acerca desta nova teoria foi emitida pela Microsoft. Ao contrário: a companhia parece ter feito questão de deixar este mistério ainda mais nublado.

Em nota emitida ao site Gizmodo, a empresa afirma que “o Windows 10 leva o Windows à frente e permite que as coisas sejam feitas de novos modos. Esta não é uma mudança que apenas complementa o sistema, mas faz do Windows um software que poderá capacitar os próximos bilhões de usuários”. A Microsoft não negou a explicação emitida por cranbourne. Seria esta nova justificativa verdadeira?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.