Windows 10: como fazer para ativar o tema escuro do sistema operacional

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como fazer para ativar o tema escuro do sistema operacional
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Quer mudar completamente o visual do Windows 10 em poucos segundos? Pois saiba que o sistema operacional da Microsoft possui um tema escuro que acabou ficando “escondido” até mesmo em sua versão final — para ativá-lo, é necessário editar algumas informações do registro do SO. Não é possível encontrá-lo através do menu de configurações.

A forma mais simples de acessar o editor do registro do Windows é pressionando as teclas Iniciar e R ao mesmo tempo; na janela que se abre, digite “regedit” e pressione “Enter”. Uma vez dentro do gerenciador, siga o seguinte caminho pelas pastas HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Themes. Clique nesta última com o botão direito do mouse e crie um novo diretório, batizando-o de “Personalize”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dentro da pasta recém-criada, clique novamente em uma área branca com o botão direito do mouse, e, no menu de contexto, vá em “Novo” e selecione a opção “Valor DWORD (32-bit)”. Nomeie-o como “AppsUseLightTheme”. Uma vez que esse arquivo tenha sido criado, clique duas vezes nele e certifique-se de que seu valor esteja configurado como “0”.

Exemplo de janela com o tema escuro do Windows 10 ativo

Agora repita o mesmo procedimento, mas seguindo o caminho HKEY_CURRENT_USER > SOFTWARE > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Themes. Crie novamente a pasta “Personalize” e insira um Valor DWORD de 32-bit chamado “AppsUseLightTheme” dentro dela. Feche o editor, faça log out de sua sessão e entre no Windows novamente. Se tudo deu certo, o tema escuro já deve estar ativo.

***

E aí, curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Windows 10 e baixar na hora na loja oficial da Microsoft? Clique aqui e conheça já a Microsoft Store! 

Imagem: Microsoft 365
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft 365

O Office 365 agora é Microsoft 365! O pacote ainda inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.