Cortana em português chega ao Windows 10 no Brasil; saiba como baixar

2 min de leitura
Imagem de: Cortana em português chega ao Windows 10 no Brasil; saiba como baixar

A Microsoft Brasil acabou de divulgar em seu blog oficial uma nova versão do Windows 10 Insider Preview. A build número 14279 traz várias novidades interessantes, e a principal delas é a atualização da assistente de voz Cortana, que agora é capaz de se comunicar em português com sotaque brasileiro.

Segundo a publicação, a Cortana gosta de pão de queijo e foi especialmente desenhada para desenvolver uma experiência única para os usuários brasileiros. Ainda, a robô ganhou a habilidade de lembrar coisas para você sem que seja determinado um prazo específico. Você pode dar comandos como “me lembre de lavar o carro” ou “me lembre de ler [nome do livro]”, por exemplo.

Existe a possibilidade de definir detalhes específicos como local, data ou pessoas para que a Cortana retome isso quando for mais relevante. Atualmente, esses detalhes podem ser visualizados e editados no mesmo lugar onde você visualiza seus lembretes da Cortana. No futuro, a Cortana será capaz de retomá-los quando solicitada, assim como uma assistente pessoal faria.

Tela de logon

Atualmente, havia dois planos de fundo no Windows 10: um para a tela de bloqueio e outro para a de logon. Na nova build, essas imagens foram unificadas, e a experiência de ambas as telas foi fundida de forma intuitiva, assim como já ocorre no mobile. Também estão sendo feitas melhorias para tornar a transição da tela de bloqueio mais suave.

Sway e o app Fotos

Confira a integração com Sway no app Fotos ao acessar um álbum e clicar no botão “Conte sua história com Sway”. O álbum se transformará em uma experiência interativa baseada na web na qual será possível usar o Sway para adicionar cabeçalhos, narração em texto, legendas e outros detalhes para aprimorar o fluxo da narrativa e criar uma história.

Correções secundárias

  • Foi consertado um problema no qual Microsoft Edge e Cortana apresentavam travamentos para usuários com perfis móveis.
  • Foi corrigido um problema no qual a Cortana continuava a mostrar lembretes que tinham sido concluídos.
  • Foi consertado um problema no qual itens copiados/movidos para a Área de trabalho não eram exibidos até que fosse atualizado manualmente ao clicar com o botão direito na Área de trabalho e escolher “Atualizar” ou pressionar F5.
  • Foi eliminado um problema no qual alguns PCs apresentavam tela azul ao baixar certos drivers por meio do Windows Update.

Como instalar a Build 14279

Para ter acesso às novidades, é recomendável que você participe do programa Windows Insider. A inscrição pode ser feita no site oficial da Microsoft. Depois, é fundamental que você marque a opção “Fast Ring” (assim que sair) no Windows Update do seu sistema operacional. Para isso, vá em Configurações > Update & Security > Opções Avançadas e, em “Escolha como as versões prévias são instaladas”, selecione “Fast”.

E aí, já bateu um papo com a Cortana em português? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.