Se você é dono de um tablet ou notebook conversível equipado com Windows 10, deve saber que o método utilizado para desligar a máquina é diferente do convencional empregado em desktops tradicionais. Tal como ocorre nos telefones celulares, é necessário manter pressionado um botão físico no aparelho (o famoso Power ou On/Off), e, em seguida, puxar para baixo uma “aba” que surge na tela sensível ao toque.

Felizmente, há uma forma simples de facilitar a sua vida e nunca mais ter que apertar um botão físico para encerrar o sistema operacional. Antes de tudo, clique com o botão direito do touchpad ou mantenha o dedo pressionado na Área de trabalho para abrir o menu de contexto. Em seguida, dentro da opção “Novo”, selecione “Atalho”. Na janela que se abre, digite %windir%\System32\SlideToShutDown.exe e dê um nome ao atalho.

Pronto, seu atalho já está criado. Porém, vamos deixá-lo ainda mais bonito ao enfeitá-lo com um ícone personalizado. Clique nele com o botão direito do mouse (ou mantenha seu dedo pressionado), e, no menu de contexto, escolha a opção “Propriedades”. Na janela que se abre, clique em “Alterar Ícone” e selecione a arte que você preferir. Dê um Ok.

Tudo o que você precisa fazer agora é posicionar o atalho em um lugar de sua preferência, como na barra de tarefas, ao lado do botão Iniciar. Dessa forma, basta tocar no ícone para encerrar o Windows de uma forma bem mais rápida e prática.

Qual é o melhor Windows: Windows 7 ou 10? Comente no Fórum do TecMundo