Havia previsões não oficiais de que o Windows 10 Mobile seria disponibilizado a smartphones Lumia que estão no WP 8.1 ainda em dezembro de 2015, mas isso não aconteceu. A empresa apenas lançou dois novos smartphones que já vêm com esse SO de fábrica. Contudo, parece que agora a atualização está realmente próxima de ser liberada.

O Twitter oficial da Microsoft que oferece suporte a usuários de Lumia tem respondido perguntas de clientes sobre a liberação da atualização, dizendo que ela chegará “muito em breve” a modelos selecionados. Uma página do FAQ da Microsoft também já está explicando aos usuários como essa atualização deve acontecer, mas ainda não foi liberada nenhuma data específica. Confira a explicação oficial sobre o assunto na página de suporte:

Nem todos os smartphones vão suportar todas as possibilidades do Windows 10

Nós estamos trabalhando para tornar o Windows 10 disponível através de uma atualização para smartphones Lumia elegíveis que estão rodando WP 8.1. Se o seu Lumia for elegível para a atualização, nós avisaremos quando estiver tudo pronto. É requerida memória interna de pelo menos 8 GB. Como qualquer atualização para um novo sistema operacional, nem todos os smartphones vão suportar todas as possibilidades do Windows 10. Certas funções e experiências vão requerer hardware mais avançado.

A operadora de celular Vodafone na Austrália já confirmou também pelo Twitter que está esperando o SO para testar com os aparelhos que funcionam na sua rede. A empresa espera que isso aconteça ainda até o meio de janeiro. Já a Movistar, na Espanha, comentou no microblog que espera liberar a atualização para seus clientes até o fim de janeiro.

Com essas informações, é possível concluir que pelo menos alguns donos de smartphones Lumia compatíveis com o Windows 10 vão receber o SO ainda em janeiro. A maioria, entretanto, pode acabar ficando para fevereiro ou até março, caso a Microsoft resolva fazer essa liberação gradualmente.

Você já está usando o Windows 10 no seu Lumia? Como está a estabilidade do software preliminar? Comente no Fórum do TecMundo