Wikipédia: contas são suspensas suspeitas de extorsão para proteger páginas

1 min de leitura
Imagem de: Wikipédia: contas são suspensas suspeitas de extorsão para proteger páginas

A Wikipédia é considerada uma enciclopédia livre e colaborativa, na qual todos os colaboradores podem contribuir para fazer com que os artigos fiquem sempre mais completos e fieis à realidade. Fazendo parte da Wikimedia Foundation, a Wikipédia possui um regimento bem firme quanto à liberdade das publicações e também quanto à gratuidade delas.

Nos termos de uso, fica bem claro que cobrar para criar ou manter artigos é algo que fere as regras e isso fica ainda mais grave quando o assunto chega às tentativas de extorsão. E é exatamente isso que está acontecendo nos Estados Unidos, onde 381 contas de usuário foram bloqueadas sob a denúncia de atividades ilegais como as mencionadas anteriormente — todas relacionadas à versão em inglês da plataforma.

Além disso, 210 artigos foram removidos da Wikipédia, sendo que a maioria era relacionada a artistas, empresas e outras personalidades, todos com fortes indícios de: "material com natureza promocional e informações forjadas ou inverossíveis, material sem atribuição e potenciais violações de direitos autorais". As informações são do blog oficial da Wikimedia Foundation.

Como era feita a extorsão?

De acordo com as informações publicadas no The Next Web, as atividades ilegais eram feitas de um modo bem complexo e que exigia uma certa quantidade de pessoas. E por causa de um determinado padrão nas ações, a comunidade de editores da Wikipédia passou a acreditar que um único grupo estaria por trás de todas as atividades suspeitas. O padrão está descrito logo abaixo:

"Novos artigos com material promocional acabavam sendo rejeitados pela comunidade. Depois disso, um usuário falso fazia uma série de revisões no artigo, todas baseadas no conteúdo original. Contatos externos à Wikipédia eram feitos com a promessa de que os artigos voltariam ao ar sob um pagamento — geralmente os golpistas afirmavam ser membros da administração da Wikipédia. Depois do pagamento, o artigo era submetido à aprovação e outro usuário falso permitia a publicação com falsas revisões."

Tudo isso já é uma grande ofensa aos padrões da Fundação já mencionada, mas ainda existe mais sujeira por trás de tudo. Os golpistas ainda podiam cobrar quantidades mensais de dinheiro — estima-se que o valor seja de US$ 30 — para que os artigos continuassem publicados e protegidos de exclusão ou vandalismo.

......

Você já conhecia algum caso de extorsão na Wikipédia? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.