Wikipédia adota HTTPS como padrão e finalmente fica mais segura

1 min de leitura
Imagem de: Wikipédia adota HTTPS como padrão e finalmente fica mais segura

O grupo Wikimedia, que engloba sites como a enciclopédia virtual Wikipédia, anunciou que finalmente adotou o protocolo de navegação HTTPS para criptografar todo o tráfego que sai das páginas da instituição. O anúncio foi feito em uma postagem no blog da equipe.

O HTTPS é um protocolo de segurança que cria uma conexão segura entre o seu computador e os servidores do site em questão. Isso impede (ou pelo menos dificulta) que entidades governamentais espionem o que você anda acessando, além de dificultar a censura feita por terceiros a artigos ou verbetes da Wikipédia.

O grupo trabalha na adoção do HTTPS desde 2011 e até oferecia uma configuração manual para esse protocolo a quem logava com a própria conta nos sites Wikimedia, mas só agora ele foi oficializado e se transformará em padrão. A equipe por trás do projeto é crítica de longa data de entidades como a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), que espia o tráfego da população a partir da internet e de telefonia.

Enquanto o processo acontece, a adoção do protocolo pode causar instabilidade em algumas páginas com infraestrutura técnica reduzida, mas até agora nenhum grande problema foi detectado. A transição acontecerá plenamente nas próximas semanas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.