Páginas da Wikipedia foram alteradas através de máquinas do governo

1 min de leitura
Imagem de: Páginas da Wikipedia foram alteradas através de máquinas do governo
Imagem: NDR

Algumas páginas da Wikipedia foram alteradas por computadores do governo federal. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, as alterações partiram de 11 máquinas com IPs registrados em nome do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Presidência da República.

Foram alterados textos de páginas como a do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), do movimento passe livre e do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Os artigos sofreram alterações tanto para inclusão de elogios e a retirada de críticas, quanto para o inverso.

Seis anos de mudanças

As edições foram feitas entre 2008 e 2014, mas acabaram sendo desfeitas por outros usuários por infringir as regras de uso do site. Para ver as páginas e os textos alterados no Wikipedia descobertas pela Folha, acesse o site do jornal.

A reportagem forneceu ao Serpro os endereços de IP, data e horários de acesso, junto ao pedido de identificação dos locais físicos em que esses IPs estão alocados. Porém, o órgão respondeu que não poderia comentar o assunto por motivos legais.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.