Rússia é flagrada editando página na Wikipédia sobre desastre de avião

1 min de leitura
Imagem de: Rússia é flagrada editando página na Wikipédia sobre desastre de avião

O governo russo foi flagrado nesta sexta-feira editando conteúdo nas páginas da Wikipédia de forma a apresentar a sua versão dos fatos para o público. A informação foi obtida por meio de um bot do Twitter criado para informar mudanças feitas nas páginas da Wikipédia por membros do governo russo.

Na página em russo sobre a queda do Boeing 777, da Malaysia Airlines, que matou as 298 pessoas que estavam a bordo, antes da edição era possível ler o seguinte trecho: “O avião foi derrubado por terroristas da autoproclamada República Popular de Donetsk com um sistema de mísseis Buk, recebidos por eles da Federação Russa”.

Após a edição, o texto ficou assim: “O avião foi derrubado por soldados ucranianos”. Embora o algoritmo não seja capaz de identificar exatamente quem foi o autor da modificação, sabe-se que a mudança foi feita utilizando um endereço de IP vinculado ao governo. A única pista que se tem é que a modificação foi feita em Kiev, por alguém na VGTRK, rede de rádio e TV estatal da Rússia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.