Nova Wikipédia: criação de livros e impressão de PDFs

2 min de leitura
Imagem de: Nova Wikipédia: criação de livros e impressão de PDFs

Como anunciado no artigo “De cara nova: grandes portais da web remodelam suas interfaces” (Clique para acessar), a Wikipédia estreou no dia 5 de abril de 2010 seu novo leiaute. Além de uma grande reestruturação visual, a maior desde que o site foi lançado em janeiro de 2001, novos recursos também foram integrados à enciclopédia livre.

Além de um novo editor, que pretende tornar mais prática e simples a modificação dos artigos, bem como a inserção de novos conteúdos no portal, a Wikipédia conta com alguns novos recursos. Dois deles estão bastante ligados: a criação de livros e a “impressão” em arquivos PDF tendo como base apenas artigos da enciclopédia.

O Portal Baixaki ensina agora a utilizar duas das principais novidades da nova Wikipédia. É tudo muito simples e a tarefa pode ser realizada por qualquer um.

Pré-requisitos

Para usufruir das funções da nova Wikipédia, é preciso ativar a versão Beta. Para isso, você precisa ser cadastrado e estar logado no site. Se você ainda não tem cadastro, clique aqui e preste as informações necessárias e conclua seu registro. Caso já seja registrado, apenas clique aqui para fazer seu login.

Faça você mesmo

Após criar um cadastro e fazer login na Wikipédia, clique sobre o link “Experimente o Beta” no topo da tela. Ao fazer isso, você é levado para uma nova página. Lá deve confirmar a ativação da versão beta do site clicando sobre o botão “Ok, vamos fazê-lo!”.

Confire a ativação da versão Beta

Feito isso, volte a página da Wikipédia para verificar o novo visual e acessar os novos recursos disponíveis na enciclopédia livre.

Criar um livro

Ao acessar qualquer página da Wikipédia você vê novas opções no menu localizado à esquerda da janela. Um dos novos recursos está na seção “Imprimir/exportar” e é o “Criar um livro”. Clique sobre ele e você verá um novo aviso. Confirme-o clicando em “Iniciar o criador de livros” e siga adiante.

Criador de livros

Após ativar a criação de livros, uma nova Barra de ferramentas fica localizada no topo da janela. A partir dali é possível adicionar qualquer artigo ao seu livro clicando em “Adicionar esta página ao seu livro”.

Adicione novos artigos ao seu livro

Inclusive a partir da página visualizada por você é possível adicionar conteúdo ao seu livro. Posicione o cursor do mouse sobre um link da Wikipédia e selecione a opção “Adicionar ao livro a página wiki ligada”.

Mais artigos

Finalizada a seleção dos artigos que farão parte do livro, clique em “Mostrar livro”. Você vê agora um resumo geral do seu livro. Nessa página possível adicionar título e subtítulo à sua obra, bem como criar capítulos e ordenar o conteúdo alfabeticamente.

Gere o livro

É possível imprimir o livro em PDF ou ODT (OpenDocument Text) ou então compartilhá-lo na própria Wikipédia.

Baixe ou compartilhe o livro

Exportar em PDF

Ainda na seção “Imprimir/exportar” você encontra uma nova opção: “Descarregar em PDF”. Ao clicar sobre essa opção a página visualizada é convertida em um arquivo em PDF e disponibilizada para download. Após a conversão, clique em “Transfira o ficheiro” para acessar o novo arquivo.

Exporte em PDF

Se você criou um livro e escolheu a opção de exportá-lo em PDF, a tarefa de conversão funciona do mesmo modo. Essas são duas novas opções da Wikipédia que devem tornar ainda mais útil essa excelente iniciativa.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.