Wikipédia vai disponibilizar artigos por SMS

1 min de leitura
Imagem de: Wikipédia vai disponibilizar artigos por SMS

Parece estranho ler o título desta notícia, mas ele é real — e atual. Apesar de a internet móvel estar cada dia mais presente em todo o mundo, ainda há muitos mercados que não contam com redes estáveis e também há uma quantidade imensa de consumidores que não possui poder aquisitivo para comprar aparelhos com internet. E é para esses casos que a Wikipédia irá lançar um serviço de “entrega por SMS”.

Quando os usuários quiserem saber algo sobre um artigo existente na Wikipédia, poderão enviar uma mensagem de texto para um número (que ainda não foi divulgado) e em alguns segundos a resposta completa virá. Serão textos na íntegra, mas sem a presença de imagens e links para outros termos existentes nos servidores do serviço.

O projeto só se tornou possível depois que a Knight Foundation investiu uma quantia de US$ 600 mil na Wikimedia Foundation. O projeto deve levar mais de 25 milhões de artigos para o novo formato e estará disponível a partir dos próximos meses. Não há detalhes sobre os idiomas e custos envolvidos no projeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.