Apenas 9% dos editores da Wikipédia são mulheres

1 min de leitura
Imagem de: Apenas 9% dos editores da Wikipédia são mulheres

(Fonte da imagem: Reprodução/Meta-Wiki)

A Wikimedia Foundation divulgou um estudo que mostra alguns detalhes sobre os editores que participam da edição e criação de artigos relacionados à Wikipédia. Segundo o Meta-Wiki (página utilizada para a publicação de notícias sobre a própria Wikimedia), apenas 9% dos editores são do sexo feminino, o que significa um domínio masculino no serviço.

Por outro lado, o número de novas colaboradoras tem aumentado. Em 2011, houve um recorde de novas adesões femininas: 16% dos novos usuários eram mulheres. Por enquanto, ainda há muito chão para ser trilhado antes que exista uma equiparação nos números, mas é importante saber que a mudança está ocorrendo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Meta-Wiki)

Outros dados revelados dizem respeito aos hábitos de alguns homens ligados à Wikipédia. As garotas reclamam bastante de algumas atitudes, como mensagens inapropriadas, contato desnecessário, flerte, tentativa de conhecer pessoalmente, perseguição online, receber atenção demais e utilização de imagens sem permissão. Para mais detalhes sobre a pesquisa, acesse a página oficial no Meta-Wiki.

Fonte: Meta-Wiki

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.