Monmouth, a primeira cidade do mundo integrada com a Wikipédia

1 min de leitura
Imagem de: Monmouth, a primeira cidade do mundo integrada com a Wikipédia

A cidade foi feita para quem viaja de smartphone na mão. (Fonte da imagem: Reprodução/Monmouthpedia)

Quando você visita uma cidade turística ou cheia de prédios históricos, é difícil não ficar curioso sobre a construção ou a importância do lugar. Mas onde obter essas informações de forma tão imediata, sem precisar perguntar ou sair pesquisando na internet?

A cidade de Monmouth, no País de Gales, tem uma resposta bastante prática para isso: o local conta com mais de mil QR Codes instalados nas entradas de escolas, igrejas, lojas e museus. Ao fazer a leitura do código com um aplicativo próprio, como o QRDroid (Android) e o TapReader (iOS), você é direcionado automaticamente para o verbete da Wikipédia sobre o assunto.

O projeto, batizado de “Monmouthpedia”, envolve uma parceria entre o site e a cidade, que tem pouco menos de 9 mil habitantes, mas costuma receber turistas de todas as partes do mundo

Até visitar museus ganha um novo significado. (Fonte da imagem: Reprodução/Monmouthpedia)

A ideia, que levou seis meses para ficar pronta, não serve apenas para os turistas que visitam a região: todos os trechos e ruas com um prédio com QR Codes receberam uma conexão Wi-Fi pública e gratuita. Se tudo der certo, mais cidades-Wikipédia podem surgir nos próximos anos.

Fonte: The Next Web, Monmouthpedia

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.