Wii U: hackers utilizam GamePad no PC

1 min de leitura
Imagem de: Wii U: hackers utilizam GamePad no PC

(Fonte da imagem: Divulgação/Nintendo)

O que se pode conseguir ao promover a engenharia reversa do controle do Wii U? Bem, é possível, por exemplo, jogar The Legend of Zelda: Wind Waker emulado no PC utilizando o GamePad — isso deixando totalmente de lado o próprio Wii U, vale dizer. O feito foi divulgado por uma dupla de hackers durante uma palestra por ocasião do 30º Chaos Communication Congress.

Pierre Bourdon e um sujeito que atende por Shuffle2 afirmam: “Quando o Wii U foi lançado, alguns hackers de consoles e nós passamos a considerar utilizações em potencial para o GamePad”. Entretanto, conforme reforça a dupla, “antes de poder utilizar o GamePad do Wii U como controle remoto para um robô ou quadricóptero, o primeiro passo é entender como ele funciona e como é possível se comunicar com ele”.

ARM servidor e cliente

Conforme revelaram os programadores, a Nintendo utiliza um modelo servidor-cliente baseado em um chip ARM. Enquanto o “servidor” fica no interior do console, o “cliente” é representado por um chip similar localizado dentro do GamePad — os codinomes para ambos são, respectivamente, DRH e DRC.

(Fonte da imagem: eprodução/Schedule 30C3)

Não obstante, a Nintendo adicionou um padrão proprietário aos protocolos utilizados para a comunicação entre console e controle — incluindo streaming de áudio e vídeo, entradas e comunicações RPC (chamada de procedimento remoto, na sigla em inglês). Esses padrões são, por fim, “empacotados” em uma versão própria do protocolo WiFi WPA2.

Os slides da dupla encontram-se disponíveis online, com documentação adicional disponibilizada na comunidade open source libdrc — havia também um vídeo explicando o processo, mas o conteúdo foi tirado do ar.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.